Megavacinação Ministério da Saúde

Levantamento da Secretaria de Saúde, divulgado na sexta-feira (19), mostra que 92,2% dos 10.969 óbitos por Covid-19 registrados no Distrito Federal são de pessoas que não haviam completado o esquema vacinal.

Foram considerados no levantamento, o total de mortes ocorridas desde o início da pandemia no Brasil, março de 2020 até 16 de novembro de 2021. A campanha de imunização no DF começou no dia 19 de janeiro deste ano, 10 meses após o surgimento dos primeiros casos já com óbitos.

De acordo com os dados, até 16 de novembro foram 10.969 óbitos de covid-19 no DF, desses, 858 envolveram pessoas com 14 dias ou mais de intervalo entre a segunda dose (ou dose única) e a data do óbito. “A vacinação mostrou-se eficiente para os casos graves em todos os sentidos, seja qual for o laboratório fabricante da vacina. E é imprescindível que a população venha se vacinar. É imprescindível a atualização dos cartões de vacina e o acompanhamento das datas para a proteção da sociedade”, disse o gestor, que é médico de família e de comunidade.

A Secretaria de Saúde também elaborou um gráfico que mostra a queda do número de casos (linha azul), de internações em leitos de UTI (linha roxa) e de óbitos (linha vermelha) em paralelo com o avanço da vacinação em primeira dose (linha verde) e segunda dose ou dose única (linha preta). Os dados mostram, por exemplo, a elevada subida do índice de vacinação entre os meses de julho e setembro e a redução da ocupação dos leitos de UTI e de óbitos a partir de outubro.

Vacina x óbitos x internações graves

“É lógico que temos variáveis que também precisam ser consideradas, como a sazonalidade e as variantes, mas, sem sombra de dúvidas, nós temos a imunização da população como principal fator. É mais uma prova, e agora uma prova gráfica, para mostrar com números, com dados, com informações de qualidade, o quanto é importante a gente se vacinar e quanto está sendo um ato de contenção da pandemia no Brasil e, aqui em destaque, no Distrito Federal”, finalizou Fernando Erick Damasceno.

Com informações da SES-DF