Governador Ibaneis Rocha

A aprovação da Carreira Magistério Superior do Distrito Federal, em primeiro turno, pela CLDF é mais um passo para a viabilização da promessa do governador Ibaneis Rocha (MDB) na criação da Universidade do Distrito Federal (UnDF).

A maioria dos deputados distritais se manifestaram a favor durante a sessão deliberativa da Casa nesta quarta-feira (6), quando o projeto de lei nº 2.058/2021, de autoria do Poder Executivo, foi apreciado pelo plenário.

O ingresso na carreira ocorrerá, exclusivamente, por concurso público de provas e títulos, e a carga horária de trabalho poderá ser de 20 horas (para os servidores em regime de tempo parcial) e 40 horas semanais (para os que atuam no regime de tempo integral). Também prevê salários iniciais de R$ 2.200,00, para o servidor com especialização (20 h) a R$ 5.200,00 para os que possuem doutorado (40 h). Os concurseiros também poderão concorrer a essas vagas.

A UnDF abrangerá os seguintes campos de conhecimento: Ciências Humanas, Cidadania e Meio Ambiente; Gestão Governamental de Políticas Públicas e de Serviços; Educação e Magistério; Letras, Artes e Línguas Estrangeiras Modernas; Ciências da Natureza e Matemática; Educação Física e Esportes; Segurança Pública e Defesa Social; Engenharias e Áreas Tecnológicas de Setores Produtivos; Arquitetura e Urbanismo, e Ciências da Saúde. A Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) passará a integrar a UnDF, garantida a continuidade de todas as suas atividades de ensino, pesquisa e extensão em curso no momento da sua integração.

Para virar lei, a matéria ainda precisa ser votada em segundo turno e redação final, além de sancionada pelo governador. A previsão é que tudo ocorra ainda este anos, como planeja o chefe do executivo local.