Hoje é Dia: inclusão da pessoa com deficiência é destaque da semana

Por: Redação

O Hoje é Dia da semana entre 19 e 25 de setembro tem a Inclusão como uma das palavras mais recorrentes. A busca pelo aperfeiçoamento dos direitos de cidadania provocará reflexões especiais no próximo dia 21 (terça-feira) com o Dia da Luta da Pessoa com Deficiência.  A mesma data também é dia mundial da pessoa com mal de Alzheimer.

No dia seguinte, é de homenagem aos atletas paralímpicos. E, no dia 23 (quinta-feira), é a data internacional da língua de sinais, que promove a inclusão de pessoas surdas.

As temáticas são trazidas rotineiramente em reportagens, produtos e programas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Um dos exemplos foi uma série de reportagens produzida pela TV Brasil, em 2018, que tratou de temas como os desafios da mobilidade em grandes cidades e a necessidade de ampliação do mercado de trabalho.

Em 2009, a TV Brasil ainda tratou no programa Caminhos da Reportagem da série de desafios pelos quais passam as pessoas com deficiência que precisaram readaptar suas vidas.

O especial fala das pessoas que, de uma hora para outra, encararam limitações de toda ordem e precisaram reorganizar tudo que estava em volta. Como a história de um jovem casal que superou o trauma de um grave acidente de carro e reinventou o próprio casamento ou do homem que ficou cego aos 44 anos de idade e agora está reaprendendo a viver.

Outro especial sobre o assunto tratou da histórias de mães com algum tipo de deficiência: de mobilidade, surdez ou deficiência intelectual.

Alzheimer

O dia 21 também é de chamar a atenção para os cuidados e da evolução de tratamento de pessoas com o mal de Alzheimer, como mostra uma reportagem da Rádio Nacional sobre a importância da música nos cuidados desses pacientes.

Em junho, agências reguladoras nos Estados Unidos aprovaram o primeiro tratamento para combater uma causa provável da doença de Alzheimer, apesar de uma polêmica questionar os indícios clínicos de que o remédio funciona, conforme mostrou reportagem da Agência Brasil.

 Em 2011, quando foi ao ar o programa Caminhos da Reportagem sobre o assunto, cerca de um milhão de idosos foram diagnosticados com a doença no Brasil. A edição trata dos primeiros sinais até as fases mais agudas da enfermidade. O programa explica o papel da família na atenção, carinho e cuidados. Especialistas já apontavam as necessidades de prevenção.

Atleta paralímpico

O dia seguinte (22), Dia Nacional do Atleta Paralímpico é para homenagear os atletas brasileiros e até chamar a atenção de pessoas com deficiência para a prática de esportes. São vitórias independentemente dos resultados. Confira especial produzido pela EBC sobre os Jogos deste ano. Neste ano de 2021, o programa Caminhos da Reportagem fez um especial sobre os jogos de Tóquio, onde o Brasil foi recordista de medalhas

Sinais

No dia 23, é a data que celebra uma das ferramentas mais importantes de inclusão de pessoas surdas: a língua de sinais. Cada país tem o seu próprio idioma. Essa realidade dos surdos gera uma confiança e parceria entre pessoas com deficiência auditiva e tradutores.
Clique aqui e leia, ouça e assista a reportagens já produzidas pela EBC sobre o tema.

Confira ainda o especial: Surdos buscam ar da inclusão.

Comentários