Conecte SUS: certificado de vacinação que pode ser usado em viagens internacionais e entrada em eventos

Por: Ivan Rodrigues

Ivan Rodrigues
Foto: Reprodução

O CONECTE SUS é um aplicativo gratuito de propriedade do Ministério da Saúde do Brasil. Ele mostra as informações gerais de cada usuário, como a carteira nacional de vacinação digital, o Cartão Nacional de Saúde (CNS), que é o documento de identificação do usuário do SUS e o certificado (passaporte) nacional de vacinação contra a COVID-19, a lista de procedimentos realizados pelo cidadão nos estabelecimentos de saúde, como, vacinas, exames, medicamentos e atendimentos nos estabelecimentos da atenção básica.

De acordo com o histórico de cada usuário, pode ainda conter os resultados de exames laboratoriais de Covid-19, os medicamentos da [Farmácia Popular], também os registros de doações de sangue e o acompanhamento da posição da fila para transplantes.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em smartphone tanto para Android e iOS ou acessado pelo site conectesus.saude.gov.br.

É preciso ter uma conta no sistema de cadastro do governo federal para acessá-lo, que pode ser realizada com CPF e um e-mail pelo endereço https://cadastro.acesso.gov.br ou diretamente no aplicativo.

Quem pode utilizar este serviço?

Usuários do SUS

Etapas para a realização deste serviço

Obter acesso à plataforma móvel

Para realizar seu primeiro acesso, baixe o aplicativo e insira algumas informações básicas. Após este passo, você visualizará o número do seu Cartão Nacional de Saúde e algumas funcionalidades.

Aplicativo móvel : App Store

Aplicativo móvel : Play Store

Comentários