Avanço ocorreu após envio de doses extras pela União e mostra que ritmo sempre dependeu do quantitativo de remessas recebidas

Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

O Distrito Federal aparece, desde a última quinta-feira (12), em terceiro lugar no ranking das unidades da federação que mais vacinaram sua população contra a covid-19 em primeira dose. Os dados são divulgados pelo Consórcio Nacional de Veículos de Comunicação e mostram que a ascensão ocorreu depois que o Ministério da Saúde enviou o total de 290 mil doses extras ao DF.

“Essas doses nos mostraram a capacidade de vacinação no DF; mostraram que, tendo a vacina, nós vacinamos”Raquel Beviláqua, secretária-adjunta de Assistência à Saúde

A Secretaria de Saúde havia reivindicado esse quantitativo, pois a capital federal não estava recebendo doses proporcionalmente à população. Além disso, no DF foram vacinados mais de 266 mil pessoas vindas de outros estados.

Segundo a secretária-adjunta de Assistência à Saúde, Raquel Beviláqua, essas doses extras foram fundamentais para a subida no ranking. “Essas doses nos mostraram a capacidade de vacinação no DF; mostraram que, tendo a vacina, nós vacinamos. E o brilhante trabalho que os servidores da saúde fizeram nessa vacinação”, afirma.

As 290 mil doses extras enviadas pelo Ministério da Saúde ao DF chegaram em solo brasiliense em três remessas: em 31 de julho, 6 e 9 de agosto. Com esse quantitativo, o Governo do Distrito Federal imediatamente iniciou a vacinação das pessoas acima dos 30 anos. A partir desta terça (17), a campanha engloba quem tem 18 e 19 anos e continua para quem tem acima disso — os locais de vacinação podem ser consultados aqui.

A partir do envio de mais doses, a Secretaria de Saúde elevou consideravelmente o número de pessoas vacinadas diariamente | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Recordes diários

O trabalho dos servidores da saúde e dos voluntários envolvidos na vacinação foi essencial para o sucesso da imunização no DF e a elevação no ranking nacional dos estados que mais vacinam. A partir do envio de mais doses, a Secretaria de Saúde elevou consideravelmente o número de pessoas vacinadas diariamente.

No dia 3 de agosto, início da vacinação no público a partir de 30 anos, 85.910 pessoas foram vacinadas em um único dia. Desse total, 74.962 receberam a primeira dose, 10.629 a segunda dose e 319 a dose única da vacina Janssen.

Já no dia 12 de agosto – primeiro dia de vacinação para a faixa etária de 20 a 24 anos -, o DF bateu mais um recorde na campanha contra a covid-19. Ao todo, foram aplicadas 100.225 doses, sendo 91.764 para quem iniciou o esquema vacinal, 8.165 para quem completou o ciclo e 296 doses únicas.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, destacou à época que “esse número mostra, mais uma vez, que o Distrito Federal tem sim capacidade para vacinar a população com rapidez e segurança.”

*Com informações da Secretaria de Saúde