Politicamente, quanto vale um negro escravo?

Por: Ivan Rodrigues

Ivan Rodrigues

A meu ver, em pleno século 21, após 133 anos da Abolição da Escravatura no Brasil, a explicação do porquê do baixo índice de negros na política brasileira além do preconceito, racismo e discriminação o ponto principal está diretamente ligado ao próprio negro que se vê representado na figura do branco.

Pergunto a todos negros (a) o que os atuais candidatos a cargos eletivos têm a ver com nossa história, cultura e agenda política? 

Qual a deficiência que os negros adquiriram, pós abolição, que o faz se vê branco no espelho do banheiro?

A retirada do chicote do malfeitor de seus corpos não os tornou livres, viraram escravos de programas sociais, a nova e moderna modalidade de aprisionamento de sua dignidade e capacidade para a mudança, instrumento que se aperfeiçoa a cada nova mudança de governo.    

Que em 2022, 2026, 2030… anos eleitorais, meus irmãos negros, que ainda permanecem escravos em suas mentes, possam se libertar e elegeram irmãos e irmãs negros no poder, como forma de demonstrarem que realmente sois livres.  

Negros, por que nossa política é tão branca?

Comentários

  • Cleuber Tadeu Parrini Soares disse:

    Sem dúvidas, há uma dívida histórica e um racismo velado que somente quem é negro conhece! Claro que , em alguns casos existe um vitimismo exarcebado mas, a realidade é que o qualquer tipo de racismo ou preconceito tem que acabar