PONTOS CHAVE

  • A procuradora-geral de Nova York, Letitia James, alertou investidores individuais e membros da indústria de criptografia sobre os perigos dos ativos digitais.
  • “Estamos enviando uma mensagem clara para toda a indústria de que ou você segue as regras ou nós o encerraremos”, disse James em um comunicado à imprensa nesta segunda-feira.
  • James também disse aos investidores para “proceder com extrema cautela” ao investir em criptomoedas.
Uma representação visual de moedas digitais.
Uma representação visual de moedas digitais.Yuriko Nakao | Getty Images

A procuradora-geral de Nova York, Letitia James, enviou um forte aviso aos investidores e membros da indústria sobre os perigos das criptomoedas na segunda-feira.

“Estamos enviando uma mensagem clara para toda a indústria de que ou você segue as regras ou nós o encerraremos”, disse ela em um comunicado à imprensa.

O aviso de James, que se dirigiu a investidores individuais e membros da indústria de criptografia, ocorre em meio a um grande início de 2021 para ativos digitais como bitcoin.

A criptomoeda atingiu um novo recorde histórico acima de US $ 58.000 no início deste mês, após atrair a atenção de bancos de Wall Street , empresas como a Tesla e até mesmo o governo dos EUA .

O Bitcoin, que foi criado em 2009, evoluiu de um protesto contra o sistema bancário para algo como um “ouro digital” que está começando a pegar os investidores tradicionais.

Bancos de investimento como JPMorgan e Goldman Sachs demonstraram interesse na classe de ativos. Além disso, empresas como a  Mastercard  fizeram movimentos significativos para oferecer suporte a criptomoedas. A Tesla investiu US $ 1,5 bilhão em bitcoin em fevereiro.

O preço do bitcoin subiu mais de 10% nas últimas 24 horas, para US $ 48.528, aproximadamente a partir de 13h51, de acordo com a CoinDesk. Outras moedas digitais populares incluem Ethereum e Litecoin.

James disse aos membros da indústria de criptografia em Nova York que eles devem ser registrados no Gabinete do Procurador-Geral de proteção ao investidor.

As partes que obrigaram o registro, mas não o fizeram, estão sujeitas à execução civil e criminal, disse o escritório em um comunicado.

O alerta de segunda-feira chega duas semanas depois que o procurador-geral entrou com um processo contra a Coinseed , uma plataforma de negociação de moeda digital.

James alegou que a Coinseed estava operando um negócio de troca de moeda virtual em Nova York, funcionando como uma corretora não registrada por mais de três anos, enquanto colecionava mais de $ 1 milhão em ativos de investidores.

“Não hesitaremos em tomar medidas contra qualquer pessoa que viole a lei”, disse ela.

“Com muita frequência, participantes gananciosos da indústria assumem riscos desnecessários com o dinheiro dos investidores, mas, hoje, estamos nivelando o campo de atuação e emitindo alertas para investidores e membros da indústria em todo o país”, acrescentou James.

Ela também disse aos investidores para serem cautelosos ao investir em criptomoedas.

“Todos os investidores devem agir com extrema cautela ao investir em moedas virtuais. As criptomoedas são investimentos instáveis e de alto risco que podem resultar em perdas devastadoras com a mesma rapidez com que podem gerar ganhos ”, disse James.

Inscreva-se no CNBC PRO para obter insights e análises exclusivas úteis e programação ao vivo, assim como o S&DS.