PONTOS CHAVE

  • A secretária do Tesouro, Janet Yellen, alertou na segunda-feira que o bitcoin é uma forma “extremamente ineficiente” de conduzir transações monetárias.
  • Ela falou enquanto o preço da criptomoeda despencava nas negociações da manhã, mas permaneceu acima de US $ 53.000.
A secretária do Tesouro, Janet Yellen, fez críticas ao bitcoin, que teve uma queda acentuada no preço esta semana.

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, emitiu um ALERTA na segunda-feira 22, sobre os perigos que o bitcoin representa tanto para os investidores quanto para o público.

Apesar de uma queda acentuada no preço no início da semana, a criptomoeda continua a ser negociada acima de US $ 53.000, uma vez que recebeu aumentos de várias fontes. A Tesla de Elon Musk recentemente fez uma compra substancial e disse que aceitará bitcoin para transações.

No entanto, Yellen disse que ainda existem questões importantes sobre legitimidade e estabilidade.

“Não acho que o bitcoin … seja amplamente usado como um mecanismo de transação”, disse ela a Andrew Ross Sorkin, da CNBC, em uma conferência DealBook do New York Times. “Na medida em que é usado, temo que geralmente seja para financiamento ilícito. É uma forma extremamente ineficiente de conduzir transações, e a quantidade de energia consumida no processamento dessas transações é impressionante. ”

A mineração de bitcoin exige que os usuários resolvam equações matemáticas complexas usando configurações de computador de alta potência. O consumo de eletricidade usado no processo deixa uma pegada de carbono anual igual à da nação da Nova Zelândia, de acordo com o Digiconomist.

Além das preocupações com o consumo, o bitcoin também é considerado uma ferramenta para aqueles que estão envolvidos em uma série de atividades ilegais porque seu uso é difícil de rastrear.

Depois, há volatilidade, já que o preço da criptomoeda passou por altos e baixos rápidos durante sua existência.

“É um ativo altamente especulativo e você sabe que as pessoas devem estar cientes de que pode ser extremamente volátil e me preocupo com as perdas potenciais que os investidores podem sofrer”, disse Yellen.

Várias agências governamentais cogitaram a ideia de fazer uma moeda digital alternativa com a esperança de que isso abriria o sistema global de pagamentos para aqueles que não têm acesso.

O Federal Reserve, onde Yellen já foi presidente, estudou a questão e discutiu a possibilidade de uma nova moeda digital junto com um sistema de pagamentos que espera implantar nos próximos anos.

“Acho que isso pode resultar em pagamentos mais rápidos, seguros e baratos, o que considero objetivos importantes”, disse Yellen.

Com informação de Jeff Cox do CNBC