Hackers chineses acessam dados de 40 milhões de eleitores britânicos - TikTok em risco de ser banido
Xi Jinping é o presidente da república popular da China.

  • Os últimos números, divulgados pelo Eurostat, mostraram que a China agora tem um papel ainda maior no desempenho das economias europeias.
  • A economia chinesa está apresentando um desempenho ligeiramente mais próximo dos níveis anteriores à Covid em comparação com outras partes do mundo, onde as restrições ainda afetam a atividade.
  • A União Europeia parece disposta a fortalecer os laços econômicos com a China.
O porto de Le Havre, noroeste da França, em 21 de janeiro de 2021.
O porto de Le Havre, noroeste da França, em 21 de janeiro de 2021. SAMEER AL-DOUMY | AFP | Getty Images

LONDRES – A China destronou os EUA no ano passado para se tornar o principal parceiro comercial da Europa pela primeira vez, mostraram dados do escritório de estatísticas europeu.

As exportações da União Europeia para a China cresceram 2,2% no ano passado e as importações aumentaram 5,6%. Em comparação, as exportações para os EUA caíram 8,2% e as importações, 13,2%. Os números mais recentes , divulgados segunda-feira pelo Eurostat, mostraram que a China agora tem um papel ainda maior no desempenho das economias europeias.

“A razão por trás disso é claramente o fato de que China / Ásia é a única região passando por uma boa recuperação em forma de V”, disse o economista do ING Germany, Carsten Brzeski, à CNBC na terça-feira.

A China, onde os primeiros casos de Covid-19 foram relatados, não passou por severas restrições sociais pela segunda vez, como aconteceu em muitos países europeus.A crise atual não nos dá outra opção a não ser trabalhar de mãos dadas com nossos parceiros globais, incluindo a China.Valdis DombrovskisCOMISSÁRIO EUROPEU PARA O COMÉRCIO

Como resultado, a economia chinesa está apresentando um desempenho ligeiramente mais próximo dos níveis anteriores à Covid em comparação com outras partes do mundo, onde as restrições ainda afetam a atividade. A China deve registrar a segunda maior taxa de crescimento global em 2021, de acordo com as previsões do Fundo Monetário Internacional.

“Olhando para o futuro, a importância que a China tem para o comércio europeu também é um dilema claro”, disse Brzeski, acrescentando que “a Europa terá dificuldade em fazer escolhas” entre negociar com a China e ajudar os EUA na frente de tecnologia.

Os EUA e a UE entraram em confronto com Pequim por causa de 5G e transferência de tecnologia – quando um governo pede que empresas estrangeiras compartilhem sua tecnologia em troca de acesso ao mercado. Ao mesmo tempo, Washington e Bruxelas também se preocupam com os direitos humanos na China.

O “risco é que o compromisso e o equilíbrio entre os dois prejudiquem o crescimento futuro”, disse Brzeski.

No entanto, a União Europeia parece disposta a fortalecer os laços econômicos com a China. Os dois chegaram a um novo acordo de investimento em dezembro com o objetivo de tornar mais fácil para as empresas europeias operarem na China.

O negócio , que parecia ter sido feito às pressas antes da posse de Joe Biden no final de janeiro, proíbe a China de interromper o acesso ou introduzir novas práticas discriminatórias na manufatura e em alguns setores de serviços.

No momento do anúncio, o chefe de comércio europeu Valdis Dombrovskis disse: “A crise atual não nos dá outra opção a não ser trabalhar lado a lado com nossos parceiros globais, incluindo a China.”

“Ao nos unirmos, podemos nos recuperar economicamente mais rapidamente e fazer progresso em áreas de interesse mútuo, como comércio e relações de investimento”, disse ele em um comunicado.

O acordo ainda não foi aprovado pelos legisladores europeus, alguns dos quais são críticos do governo chinês e relutam em assiná-lo.