• A Tesla anunciou em um arquivamento da SEC na segunda-feira que comprou US $ 1,5 bilhão em bitcoin.
  • A empresa também disse que começaria a aceitar bitcoin como método de pagamento para seus produtos.
  • O CEO Elon Musk foi creditado por elevar os preços das criptomoedas, incluindo bitcoin, por meio de suas mensagens no Twitter.

A Tesla anunciou na segunda-feira que comprou US $ 1,5 bilhão em bitcoins.

Em um processo junto à Securities and Exchange Commission , a empresa disse que comprou o bitcoin para “ter mais flexibilidade para diversificar ainda mais e maximizar o retorno sobre nosso caixa”.

A Tesla também disse que começará a aceitar pagamentos em bitcoin em troca de seus produtos “sujeitos às leis aplicáveis e inicialmente de forma limitada”. Isso tornaria a Tesla a primeira grande montadora a fazê-lo. O valor de US $ 1,5 bilhão em bitcoin dará à Tesla liquidez na criptomoeda assim que ela começar a aceitá-la para pagamentos.

A mudança da Tesla para o bitcoin representa um investimento de uma porcentagem significativa de seu dinheiro no investimento. A empresa tinha mais de US $ 19 bilhões em dinheiro e equivalentes em caixa no final de 2020, de acordo com seu arquivo mais recente.

Os movimentos levantam questões sobre o comportamento recente do CEO Elon Musk no Twitter, onde ele foi creditado por aumentar os preços de criptomoedas como bitcoin e dogecoin , postando mensagens positivas que encorajaram mais pessoas a comprar moedas digitais.

Duas semanas atrás, o bilionário de propriedade de Tesla adicionou a hashtag #bitcoin à sua biografia do Twitter , um movimento que ajudou a elevar brevemente o preço da criptomoeda em até 20%. Dois dias depois, ele disse no site de bate-papo da mídia social Clubhouse: “Neste momento, acho que o bitcoin é uma coisa boa e sou um defensor do bitcoin”.

Os preços do Bitcoin subiram para novas máximas na segunda-feira após o anúncio da Tesla, atingindo um preço de pelo menos US $ 44.200. As ações da Tesla subiram mais de 2% na manhã de segunda-feira. Em seu processo na SEC, a Tesla alertou os investidores sobre a volatilidade do preço do bitcoin.

Musk já teve problemas com seus tweets que movimentam o mercado no passado, mas não está claro como isso se aplica a seus tweets sobre criptomoedas. Mais notavelmente, a SEC acusou Musk de fraude em 2018 por seus tweets sobre o fechamento do capital da empresa por $ 420 por ação.

Musk acabou acertando um acordo com a SEC e foi forçado a renunciar ao cargo de presidente do conselho da empresa e pagar uma multa de US $ 20 milhões além de outra multa de US $ 20 milhões para a própria empresa.