Nikhil Kamath

Aos 34 anos, Nikhil Kamath é um dos bilionários mais jovens da Índia .

O empresário nascido em Bangalore conquistou o título no ano passado, depois de ingressar na Forbes India Rich List com seu irmão e cofundador, Nithin. Seguiu-se ao grande sucesso da plataforma de negociação de ações Zerodha em meio à pandemia.

Mas o diretor de investimentos insiste que isso não subiu à sua cabeça. Na verdade, ele disse que o momento certo tem um grande papel a desempenhar em seu sucesso, e é importante que os empresários estejam cientes disso.

“Você tem que estar ciente do fato de que sempre haverá dezenas de milhares de pessoas que são mais inteligentes do que você, que são mais trabalhadoras do que você e que são mais hábeis em resolver o problema que você está tentando resolver, ”Kamath disse ao CNBC Make It.

“A maior coisa que você pode ter a seu favor é o tempo; estar no lugar certo na hora certa ”, observou.

Observando as tendências da indústria

Kamath fala por experiência própria. Depois de fracassar em uma carreira como jogador de xadrez profissional , o empresário que abandonou o colégio experimentou várias ideias de negócios, desde serviços de lavanderia até a venda de telefones de segunda mão.

Mas ele só teve verdadeiro sucesso quando lançou o Zerodha como uma plataforma de corretagem simplificada em 2010, tendo identificado uma lacuna no mercado para investidores de varejo.

Preste atenção à indústria e ao ciclo de longo prazo em que a indústria pode estar. Nikhil Kamath COFUNDADOR E DIRETOR DE INVESTIMENTOS, ZERODHA

“Freqüentemente, passamos muito tempo tentando descobrir qual é o problema que queremos resolver”, disse Kamath. “Acho que prestar atenção à indústria e ao ciclo de longo prazo em que a indústria pode estar é muito importante – escolher uma indústria em seu ponto de inflexão.”

“Se uma indústria está configurada para escalar e você está lá no momento certo, acho que as chances de sua empresa seguir e se tornar bem-sucedida aumentam exponencialmente”, continuou ele.

Oportunidade crescente da Índia

Kamath entrou no mercado de investimento da Índia em um momento oportuno.

O setor de serviços financeiros tem crescido rapidamente na Índia nos últimos anos, à medida que clientes anteriormente sem banco abrem contas e consumidores experientes procuram investimentos além de ativos tradicionais como ouro e propriedades.

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Shailesh Lakhani, diretor administrativo da empresa de capital de risco Sequoia India, disse que o crescimento se deve a uma combinação de fatores – como infraestrutura financeira aprimorada e novos canais de distribuição digital – que resultaram em uma “onda perfeita” de inovação.

Em 2020, a pandemia acelerou essas tendências, desencadeando um aumento global nos investimentos no varejo.

Como tal, Lakhani disse que a tecnologia financeira deve ser “uma das áreas mais férteis de investimento na Índia nos próximos anos”, observando que metade dos investimentos da empresa em 2019 foram em tecnologia financeira.

Inovadores inspiradores

Kamath disse que espera que essas tendências levem mais investidores e inovadores para o mercado também. Em 2019, o empresário lançou seu segundo empreendimento de serviços financeiros, True Beacon: uma empresa de gestão de ativos para investidores de alto patrimônio líquido.

“Somos um país muito jovem, nossa idade média é de 28 anos”, disse Kamath. A idade média da Índia em 2015 era de 26,8 anos, de acordo com o Statista .

“Muitas pessoas novas estão muito interessadas em mercados financeiros e, com isso, acho que haverá muitas, muitas oportunidades em fintech”, disse Kamath.Os empreendedores terão momentos em que precisarão correr e precisarão correr. Shailesh LakhaniDIRETOR ADMINISTRATIVO, SEQUOIA INDIA

“Na América, por exemplo, 90% das pessoas têm acesso direto ou indireto aos mercados financeiros”, continuou ele. “A Índia tende a fazer o que a América faz, com uma defasagem de talvez 10 ou 15 anos, então acho que seria uma aposta justa apostar que iremos cair naquela direção que eles fizeram no passado.”

Lakhani advertiu, no entanto, que os empreendedores não deveriam pensar nisso como uma estratégia rápida para ganhar dinheiro, mas sim como um jogo de longo prazo.

“Esta é uma oportunidade de longo prazo”, disse Lakhani. “Os empreendedores terão momentos em que precisarão correr e precisarão correr.”

“Nós os aconselhamos a focar no longo prazo (e) tentar construir um negócio sustentável. Esse é um mercado que sempre será competitivo, e focar no cliente e no que ele deseja geralmente é a melhor forma de vencer no longo prazo ”.