Chiara Fiorillo do The Sun

Uma criança foi internada para cuidados intensivos enquanto lutava contra uma doença mortal que se acredita estar ligada ao coronavírus em crianças.

Logan Walsh, de sete anos, foi diagnosticado com Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica seis semanas depois de ser contaminado pela Covid-19 , disse sua mãe.

Logan Walsh, de sete anos, foi diagnosticado com PIMS-TS seis semanas depois de vencer Covid-19Crédito: BPM Media4A mãe do menino notou inchaço e erupção cutânea se desenvolvendo. Foto crédito: BPM Media

A doença, também conhecida como PIMS-TS ou PIMS, foi observada em algumas crianças que desenvolveram uma resposta inflamatória sistêmica após contrair a Covid-19.

Nos parece estar ligado ao coronavírus porque a maioria das crianças que têm PIMS já tinham o vírus ou testaram positivo para anticorpos – o que significa que tinham Covid-19 antes – de acordo com o Royal College of Paediatrics and Child Health (RCPCH) .

O menino e sua mãe, Jessica Walsh, contraíram a Covid-19 em novembro, mas no início Logan não apresentou nenhum sintoma.

No entanto, seis semanas depois, Jessica, 43 anos, ligou para o serviço de emergência depois que seu filho começou a vomitar e teve febre, relata o Chronicle Live .

A condição de Logan foi inicialmente considerada uma doença estomacal, disse Jessica.

Mas, em 16 de dezembro, ele começou a se sentir pior – suas mãos e pés começaram a inchar e uma erupção cutânea começou a aparecer.

TRATAMENTO COM ESTERÓIDE

Sua mãe chamou uma ambulância depois de consultar o clínico geral da família.

Jessica disse que os paramédicos ficaram muito preocupados porque Logan não ia ao banheiro há mais de 12 horas.

A mãe foi orientada a levar o menino ao pronto-socorro se ele não tivesse ido ao banheiro à noite.

Logan foi posteriormente transferido para a Enfermaria Geral de Leeds, onde a família conheceu um especialista que diagnosticou o menino com PIMS-TS.

Jessica disse: “O especialista disse que tratou muitas crianças com esta doença durante a pandemia e Logan começou o tratamento para o PIMS-TS, imediatamente”.

“Era uma forma de tratamento com esteróides e tivemos que ficar por sete dias.”Logan passou sete dias no hospital. Foto crédito: BPM Media

Logan foi transferido para a UTI após desenvolver um sopro cardíaco – definido pela British Heart Foundation como um som inesperado ou incomum que pode ser ouvido em seu coração através de um estetoscópio.

O corpo do menino de sete anos começou a inchar enquanto tentava se curar, mas sua condição melhorou lentamente.

Jessica disse que seu filho teve alta do hospital e voltou para casa no dia de Natal.

No entanto, ela afirmou que Logan está “em uma montanha de drogas” e tem várias consultas médicas nas próximas semanas.

“Vai levar muito tempo para ele se recuperar totalmente – todos precisam levar esta pandemia a sério e ter consciência das condições a que ela pode levar.”

A pequena Scarlett sofreu falência de vários órgãos, disse seu pai. Crédito: Twitter

Outra família passou por uma provação semelhante quando sua filha de cinco anos adoeceu poucas semanas depois de bater em Covid-19.

Piers Roberts disse que a pequena Scarlett estava bem “seis semanas antes de sofrer uma falência de seus vários órgãos”.

Sua tia, June, também compartilhou a foto comovente da criança de cinco anos ligada a um respirador, que viralizou.

Ela escreveu em seu Twitter:

“Esta é minha sobrinha-neta de cinco anos. Ela estava em forma e saudável até uma leve crise de Covid-19, cinco semanas atrás, da qual parecia estar se recuperando.

“Ela está agora na UTI com uma resposta inflamatória de Kawasaki”.

“Ela foi desligada do respirador, mas desenvolveu sérios problemas cardíacos.”

O QUE É PIMS-TS?

  • O PIMS-TS foi relatado pela primeira vez em abril, depois que pacientes jovens precisaram de cuidados intensivos após uma grave inflamação do corpo.
  • A inflamação é uma resposta normal do sistema imunológico do corpo para combater infecções.
  • Mas às vezes o sistema imunológico pode entrar em atividade e começar a atacar todo o corpo.
  • A inflamação pode se espalhar para os vasos sanguíneos, especialmente aqueles ao redor do coração.
  • Se não for tratada, a inflamação pode causar danos aos tecidos, falência de órgãos ou até a morte.
  • Alguns sintomas incluem: erupção na pele, sintomas abdominais como dor de estômago, diarreia, enjôo, temperatura alta por mais de três dias.
  • O PIMS parece estar ligado ao COVID-19 porque a maioria das crianças tinha o vírus ou testou positivo para anticorpos indicando que haviam sido infectadas.
  • Esta síndrome é muito rara e a maioria das crianças não será gravemente afetada.

Os especialistas estão realizando pesquisas para tentar entender mais sobre o que estão lidando, mas, estão confiantes de que o PIMS-TS pode estar relacionado a Covid-19.

A Dra. Liz Whittaker, uma pediatra que tratou de alguns dos casos em Londres, disse que a maioria das crianças apresentou resultado negativo para Covid-19 no momento em que chegaram ao hospital.

Mas todos eles tinham anticorpos positivos para o vírus, o que sugere que eles foram infectados em algum momento nas semanas anteriores.

“A nova condição, PIMS, é extremamente rara, mas pode deixar uma criança muito doente, por isso é importante caracterizar a doença de forma adequada para que possamos fornecer um acompanhamento e melhor tratamento.

“Para quaisquer pais preocupados com seus filhos, eu os alertos a seguirem seus instintos usuais – tudo o que normalmente o levaria a visitar seu médico de família ou A&E com seu filho ainda se aplica aqui.”

No Reino Unido, o número total de pessoas com teste positivo para Covid-19 é 2.599.789, com 74.570 mortes relacionadas à Covid relatadas.