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Foto: Portal S&DS

Plataforma garante serviço sem a necessidade da presença física do interessado e segurança jurídica ao documento, diz entidade cartorária

A autenticação de documentos, agora pode ser feita de forma digital, conforme anúncio do Cartório Notarial do Brasil – Seção São Paulo (associação paulista dos cartórios de notas).

O novo recurso permite a materialização e a desmaterialização de autenticações em diferentes cartórios, verifica a autenticidade do arquivo digital e torna mais rápido o envio do documento certificado para pessoas ou órgãos, afirmou o vice-presidente da seção paulista do Colégio Notarial do Brasil, Andrey Guimarães Duarte.

Guimarães acrescenta que a plataforma eletrônica e-Notariado disponível no site da Cenad (Central Notarial de Autenticação Digital) — no endereço cenad.e-notariado.org.br —, garante total segurança jurídica ao documento emitido. É possível a verificação na plataforma por cinco anos, conforme norma do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

“Isso faz com que a pessoa tenha a possibilidade de fazer circular um documento na internet de maneira digital, mas atestando que é verdadeiro. A diferença é o grau de confiança. Vale para o mundo físico e o mundo digital”, garantiu Andrey.

A e-Notariado permite que o documento físico seja copiado, digitalizado e, de maneira segura, que produza efeito. Após a digitalização, o documento é criptografado e arquivado na rede blockchain — desenvolvida exclusivamente para uso do Notariado — para que o usuário possa conferir o procedimento e utilizá-lo.