REDAÇÃO – S&DS

Brasília – 28 de Agosto de 2020 – 14:50

 Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br
INFORMAÇÕES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

Especialistas da área de saúde elogiaram a decisão de voltar com a divulgação no modelo anterior – não somente divulgando os óbitos das últimas 24 horas – mas, seguir com o modelo usado no país e pelo mundo.

Desde o dia 19 de agosto, que a Secretaria de Saúde vinha informando somente os óbitos das últimas 24 horas; sem informar as mortes registradas em outras datas, mas que tiveram a causa confirmada por Covid-19 naquele dia.

O ex-secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, em coletiva de imprensa realizada em 19 julho, disse:

“Não há uma omissão no número, o que há é que quando você divulga um número com o concentrado de outros dias, vai lá para cima. E aí o que eu coloco aqui é que isso desassossega a população, do ponto de vista da realidade.”

A desembargadora Diva Lucy de Faria Pereira do Tribunal de Justiça do Distrito Federal concedeu uma liminar, nesta quinta-feira (27), para que a Secretaria de Saúde retome o modelo de divulgação original das mortes causadas pela Covid-19, com prazo de 10 dias para ser cumprida.

O atual secretário de Saúde (Interino): Osney Okumoto, atenderá a liminar já nos próximos boletins informativos, conforme informação de fontes da SES ao site.