COVID-19: Conheça a história dos combatentes da 8ª pandemia

REDAÇÃO – S&DS

Brasília – 16 de Agosto de 2020 – 21:31

O ano de 2020 trouxe consigo uma grande pandemia causada por um vírus (CORONAVÍRUS) que veio para mudar conceitos e paradigmas. Uma doença capaz de mudar o estilo de vida de todo o globo terrestre, trazendo um rastro de morte. As cenas dos corpos amontoados em hospitais ou containers, as milhares de covas abertas nos cemitérios. Vidas e histórias que foram ficando para trás. Em meio a tudo isso, principalmente com hospitais lotados, profissionais doentes ou mortos, era preciso levantar uma força tarefa para auxiliar os Estados mais acometidos pela doença.

Assim começa esta história dos profissionais de saúde, pessoas que deixaram famílias, parentes e amigos para somarem esforços e ajudarem na força tarefa dos Estados, na linha de frente ao combate da COVID-19. Estes profissionais fizeram parte da Ação estratégica Brasil Conta Comigo, do Ministério da Saúde, em Manaus – AM e em Boa Vista – RR.


São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, biomédicos e farmacêuticos que integraram a equipe de cerca de 287 profissionais selecionados, capacitados e aptos a atuarem nos hospitais de campanha da capital do Amazonas e de Roraima.

ENFERMEIRA INTENSIVISTA e FORENSE Dra. Pollyana Pereira de Moura (18/08/1985 a 30/07/2020).


Estado: Distrito Federal

Pollyana era mãe exemplar, profissional excelente, com um presente marcante e um futuro brilhante pela frente. Recentemente, ela integrou a força-tarefa Brasil Conta Comigo, do Ministério da Saúde, no combate à pandemia do novo coronavírus em Manaus.

Ao deixar a ação e retornar para Brasília; infelizmente, sua trajetória foi interrompida de forma cruel por seu namorado em um ato de feminicídio ocorrido no dia 30/07/20, cometendo suicídio logo depois.

“Peço a vocês que não fiquem chorando pela minha mãe em casa, porque eu tenho certeza que ela queria ver o sorriso de todos e não o choro. Vocês precisam ser fortes como eu também estou tentando ser, sigam o que ela era, sorridente e feliz,” Mariana de Moura Machado, 15 anos, filha de Pollyana.

Descanse em paz, Dra. Pollyana. Saudades eternas.

ENFERMEIRA INTENSIVISTA Dra. Yuri Takahashi

Estado: Distrito Federal

Yuri Takahashi, de 44 anos, é natural de Anápolis/GO, reside em Brasília/DF, foi uma das primeiras profissionais que chegaram em Manaus-AM em 04/05/20, na Ação estratégica Brasil Conta Comigo, do Ministério da Saúde. Mãe de 2 filhos, deixou esposo e filhos para somar esforços na linha de frente do combate ao COVID-19 nos hospitais de campanha de Manaus.

Ela se cadastrou no site do MS se voluntariando a atuar em outros estados e fez o curso de capacitação Prevenção e Controle de Infecção pelo novo Coronavírus, COVID-19. Ao chegar em Manaus, recebeu treinamentos com o SAMU e EBSERH, de forma a se tornar apta a atuar na assistência de enfermagem ao paciente com diagnóstico de COVID-19.

Lotada na UTI do Hospital Nilton Lins, referência no atendimento ao paciente indígena, desempenhou de forma efetiva e positiva suas atividades como enfermeira intensivista, por seu profissionalismo, agilidade, engajamento e espírito de equipe, visando sempre a recuperação e bem estar do paciente. Por ser uma profissional capacitada e apta a seguir os protocolos preconizados pelo MS, no atendimento ao paciente com COVID-19, a Enfermeira foi convocada a atuar no Hospital de Campanha APC de Boa Vista – RR, e está lotada na UT.

FISIOTERAPEUTA INTENSIVISTA Dr. Jaydson Marcelino Soares de Lima

Estado: Sobral-CE.

“Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as consequências e
Aprende que a paciência requer muita pratica.”
William Shakespeare

Atuou no Hospital Platão Araújo. Ao ser convocado para participar da ação estratégica o Brasil Conta Comigo, não pensei duas vezes e me coloquei a disposição de poder ajudar as pessoas em Manaus a combater a covid-19.


Mesmo não sendo uma escolha fácil, pois teria que está longe de minha família, amigos e principalmente de minha filha. Mas como profissional da saúde me senti na obrigação e dever de está na linha de frente.


Conheci e troquei experiência com outros profissionais da saúde de diversas partes do Brasil (fisioterapeutas, enfermeiros e médicos) e junto a esses profissionais me senti gratificado em poder ajudar a salvar vidas.

TÉCNICA DE ENFERMAGEM – Leiliane R.S.Malaquias

Estado: São Paulo

Leiliane R.S.Malaquias, Técnica de Enfermagem, de Salto-SP. “Feliz por poder ajudar o próximo, cada um tem uma missão é essa foi a minha, foi uma experiência única estar aqui em Manaus-AM. A cada dia temos um aprendizado diferente, o sacrifício é grande de estar longe da família, mas valeu a pena e o sentimento é de gratidão”.

TÉCNICA DE ENFERMAGEM – Narhel Pires

Estado: Paraná Foz do Iguaçu

Aquela frase Clichê: “Deixei à minha família para ajudar a sua❤️ 62 dias… longe de casa! Com um propósito, me doar completamente nessa missão!
Gratidão…. é a palavra que me define. Mesmo com os obstáculos enfrentados, agradeço.
Sem história não há vitória! Choros, risos, saudades, sorriso ao telefone com os olhos cheios de lágrimas, angústias, remédios depressivos, ansiedade e….
positivo para COVID! E agora!?
Receio, insegurança, mas não medo! Porém tudo passou.
Chegou ao fim.
Eu faria isso novamente? Ah, faria sim! Pois é a profissão que escolhi.
Quando fiz minha inscrição, era pra ser voluntária, e no Hospital trabalhando, foi do jeitinho que eu pedir pra Deus, e agradeço à Deus pela oportunidade e por cada paciente com um sorriso no rosto agradecendo! É doar e receber.
Ministério da Saúde informa: amar faz bem para o coração ❤️

Aonde será a próxima missão? 😘🥰

ENFERMEIRA INTENSIVISTA Dra. Raiana Almeida de Souza

Estado: Cuiabá-MT

Raiana Almeida de Souza, 30 anos, natural de Porto Velho Rondônia. Trabalha como Enfermeira UE, na sala vermelha/Reanimação, no Hospital Municipal de Cuiabá – Cuiabá – MT.
É enfermeira assistencial, no setor COVID, do hospital Estadual Metropolitano, em Várzea Grande – MT.

Foi atender ao chamado do Ministério da Saúde, junto aos demais colegas dos outros estados na “Missão Manaus” no dia dia 07/05/2020.

Atuou como Enfermeira Intensivista no Hospital Nilton Lins Manaus – AM.

“Caracterizo esta missão como um mix de sentimentos e teste de limites. Tudo sentimos aos extremos.
Engrandecedor para nosso perfil profissional e acima de tudo a oportunidade de conhecer pessoas de estados diferentes, pensamentos diferentes, pessoas de grande conhecimento… Isso sim fez valer a pena.
Foram poucos que realmente levaram essa carga de conhecimento mas com certeza foram os melhores multiplicadores de conhecimento. Não posso deixar de citar como Júnior, Ivan, Adriano, Arthur”.

ENFERMEIRA INTENSIVISTA Dra. Milena Sousa

Estado: Salvador Bahia

Milena da Conceição Santos Sousa, enfermeira intensivista e do Trabalho, 35 anos, natural de Salvador-Ba, atuou no Hospital e PS Dr. João Lúcio Pereira Machado no combate à COVID-19. Deixou emprego, família, amigos para atuar em Manaus-AM.


“Foi uma honra poder servir a quem mais precisa em um momento tão crítico em nosso país. Fazer parte da ação “O Brasil Conta Comigo” foi uma honra e enorme aprendizado como profissional e como pessoa.”

“Ser enfermeiro é colorir a vida de alguém sem usar lápis de cor. Vizleide Alves Vieira.”

ENFERMEIRO INTENSIVISTA Dr. Emerson Rubens

Estado: Rio de Janeiro

Emerson Rubens Enfermeiro, natural do Rio de Janeiro, voluntário pela Força Nacional do SUS em Manaus incorporou a ação O Brasil Conta Comigo ABR – Atualmente

Somos soldados ao encontro do caos, altruístas ao ponto de darmos nossas vidas, podendo morrer e sermos enterrados sem sequer termos um velório ou a presença de familiares, para um bem comum: a vida de quem mais necessita de assistência, da básica a intensiva – somos o SUS.

“A perseverança e a força de vontade têm efeitos mágicos na superação das dificuldades da vida. Quem supera, vence”.

ENFERMEIRA INTENSIVISTA Dra. Bibiana Silva

Estado: Salvador Bahia

Bibiana Silva Enfermeira Intensivista no Hospital de campanha Nilton Lins. Para mim foi um enorme prazer é gratidão por ter participado do programa O Brasil Conta Comigo. Me escrevi é quando recebi a ligação não pensei duas vezes sentimento de felicidade em saber que iria está contribuindo para ajudar a salvar vidas deixei filho família é fui em frente. Hoje com tudo que vivenciei na assistência dentro de uma unidade de terapia me sinto preparada para colocar em pratica uma boa assistência humanizada e claro aprimorando novos conhecimentos para promover uma assistência de qualidade e colocando os pacientes sempre em primeiro lugar.

ENFERMEIRA ONCOLÓGICA Dra. Fátima Elisângela da Silva Araújo de Melo

Estado: Distrito Federal

Elisângela da Silva Araújo de Melo, sou enfermeira de Brasília, quando recebi o telefonema da convocação fiquei absolutamente estagnada e logo de imediato estaria embarcando para Manaus.

Deixei esposo e dois filhos para exercer a missão de poder ajudar aquelas pessoas…Posso dizer que foi a melhor experiência que tive nesses 4 anos de formação. Trabalhei na UBS do Morro da Liberdade 36h semanais na linha de frente Covid-19/ ação O Brasil Conta Comigo.🇧🇷👩🏻‍⚕️♥️ Ministério da Saúde.

ENFERMEIRA INTENSIVISTA Dra. Joyce Martins Xavier

Estado: Distrito Federal

Joyce Martins Xavier, 22 anos, “quando fui recrutada para atuar no estado do Amazonas, senti um misto de emoções, entre eles o medo, porém o desejo de ajudar o próximo e cumprir o meu papel como enfermeira falou mais alto.

Embarquei para a capital no dia 11 de maio para atuar na linha de frente e combater a Covid-19. Todo o apoio e incentivo da minha família e amigos fizeram toda a diferença nessa jornada, foram 3 meses longe de casa, em outra região, com outras culturas mas que valeu muito a pena!


Gratidão a Deus por todo o cuidado para comigo em cada passo que dava. Retorno para o meu Estado feliz e grata por ter participado e feito história junto com os meus colegas no programa “O Brasil conta comigo”. Missão dada, missão cumprida.”

ENFERMEIRO INTENSIVISTA Dr. Alberto Medeiros Ferreira Júnior

Estado: Distrito Federal

Júnior Medeiros, 40 anos, é professor há quase 20 anos. Lido com as áreas do adulto há muito tempo entre elas a terapia intensiva.

Sempre gostei de dividir os conhecimentos que fui adquirindo durante minha vida. De repente, um convite bate a minha porta, ir ao Amazonas através da ação estratégica ‘Brasil Conta Comigo’ ajudar no combate a pandemia.

Lembro ainda hoje, o que minha esposa me disse: “… vou te trocar por um carro. Você vai para o meio de uma guerra…”.

O sentimento de ajudar o próximo foi tomando conta de mim e rapidamente fiz as minhas malas e fiquei na expectativa para a viagem, que aconteceu no domingo do dia das mães.

Era como se eu estivesse me despendido de todos os que eu amava. Veio o embarque e descrever a despedida da minha esposa e das minhas filhas ainda me causa muita comoção.

Mas a sensação de que Deus estava comigo era muito maior. Cheguei a capital Manaus e já na manhã seguinte participava do treinamento para o combate a COVID. Tudo muito diferente daquilo que estávamos acostumados. Enquanto aguardávamos nossas unidades, pude ajudar com algumas aulas colegas enfermeiros, fisioterapeutas, biomédicos e até alguns médicos.

Fui designado para a UTI Rosa, unidade do 5° andar no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto. Foi uma experiência incrível e muito diferente de tudo o que vivi até hoje nesta linda profissão que escolhi.

Tivemos muitas derrotas, mas cada vitória era recompensadora. Cada paciente que recebia alta gerava um sentimento de tanta gratidão nunca antes experimentado por mim.

Não posso deixar de destacar também a gratidão de trabalhar com as equipes dos médicos sem fronteira (médicos e enfermeiros) e de todas as equipes com as quais tive contato. Grandes profissionais e pessoas muito especiais. A cada plantão dado a sensação do dever cumprido e de que tinha dado o meu máximo para ajudar pessoas que eu nem conhecia, mas que tinham uma história por trás delas.

Quero dar um espacinho especial a grande equipe de trabalho da clínica no 5° andar ao lado da UTI Rosa. Competentes, especiais e me ajudaram a evoluir como pessoa e profissional.

Poder abraçar minha esposa e filhas quando cheguei, foi sem dúvida, uma graça dada a mim por Deus, pois com certeza, não foi fácil combater a doença na linha de frente.

ENFERMEIRO INTENSIVISTA Dr. Ivan Rodrigues

Estado: Distrito Federal

Ivan Rodrigues, 44 anos, natural de Brasília, quando decidi aceitar um dos maiores desafios de minha vida, não tinha a real noção do que me esperava em Manaus.

Posso afirmar que o medo e a insegurança eram os maiores pesos que levei comigo na bagagem.

Lembrar dos filhos que estão ficando e talvez nunca mais revê-los fazia doer.

No dia 06 de maio desembarquei em Manaus com o espírito de que não podia retroceder e sim, dar o melhor de mim àqueles que mais precisassem naquele momento ainda tão presente. Estive em atuação no Hospital e Pronto Socorro Dr Aristóteles Platão Bezerra de Araújo na enfermaria COVID.

O maior ensinamento que ficou de exemplo é que precisamos uns dos outros e que os maiores vencedores são aqueles que sabem servir.

FISIOTERAPEUTA INTENSIVISTA Dr. Lucas Nogueira Miranda

Estado: Distrito Federal

“O momento mais marcante foi quando conseguir reverter uma acidose respiratória de um paciente que já estava em ordem de não ressuscitar, pois, o prognóstico era muito ruim. Após esse dia, o paciente teve melhoras a cada dia até o ponto de ser extubado e receber alta para enfermaria.
Lembro sempre que todo paciente tem uma família e sempre atuo em minha profissão com o pensamento de fazer por eles o que faria por minha mãe e por meus filhos”.

ENFERMEIRA INTENSIVISTA Dra. Paula Angélica Farias

Estado: Rio de Janeiro – Niterói RJ

Saiu de seu estado, que à época também apresentava altos índices de infecção pela Covid-19 para atender o chamado do Ministério da Saúde.
“Foi uma experiência ímpar, fazer o bem sem olhar a quem. Me sinto orgulhosa porque o Brasil pôde contar comigo!”

ENFERMEIRAS INTENSIVISTAS Dra. Sabrina Thamara
Dra Thielly Oliveira, Dra Gracielly Sampaio e Dra Thalita Damasceno

Estado: Distrito Federal

O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR. Fizemos vários planos a serem cumpridos ao longo deste ano, e, dentre eles; não tinha uma pandemia e muito menos servir na linha de frente em uma unidade de alta complexidade em outro Estado.

Presenciamos muitas pessoas morrerem 😓 e ao mesmo tempo podemos ver outros pacientes sem prognóstico receberem alta 😃.

Tudo o que se realizou até hoje foi contrário ao que colocamos como meta para 2020. Viemos para Manaus, para ficar 12 dias e lá se foram 70…❤️.

Foram dias de aprendizado através das nossas experiências, e através da vida de cada paciente e colegas de profissão. Aprendemos a viver dia após dia, a amar com mais intensidade, valorizar as pequenas coisas da rotina diária e principalmente a ter gratidão.

Não deixe que a frustração tome o lugar dos bons sentimentos no seu coração. Cada situação pelas quais passamos, sejam elas boas ou ruins, tem algo a nos ensinar.

Se não fosse pelas nossas experiências de vida, não teríamos adquirido maturidade durante os anos e nem evoluído. Desejamos dias melhores pra sempre.

ENFERMEIRA INTENSIVISTA Dra. Jessica Sanches Xavier de Matos

Estado: Mato Grosso do Sul

Residente em Parintins no interior do Amazonas. Fui convocada pelo Ministério da Saúde e aceitei o desafio, encarei 30 horas de barco. Lembro dos meus pais ligando pedindo para não ir por medo da atual situação desta pandemia. Minha resposta aos meus pais foi: “Alguém deve ir, tenho um dever a cumprir e pessoas a ajudar. Orem por mim. Vim com vontade de trabalhar, ajudar e cuidar. Troquei minha casa por jaleco”.

TÉCNICA DE ENFERMAGEM – Crislane da Silva Santos

Estado: Manaus-Amazonas

Crislane da Silva Santos atuou como técnica em enfermagem no Hospital 28 de Agosto no combate ao novo coronavírus. Se tornou a melhor amiga da enfermeira Pollyanna em todo o período da ação.

TÉCNICA DE ENFERMAGEM – Trhacy Karoline Neves

Estado: Amazonas

Em março do ano de 2020, fiz inscrição para ser voluntária e trabalhar em plena pandemia, não importava se era para o meu Estado, Amazonas ou se fosse para outro Estado, o desejo de ajudar as pessoas era muito maior, não importava onde, só queria ajudar, a cuidar, a zelar a salvar vidas.

Todas as vezes em que pensava nessa responsabilidade, vinha meu filho e minha família na mente. Cuidava de cada paciente como se fosse um membro da minha família, cuidava para que ele pudesse voltar para seu lar com vida, saudável, para poder dar um abraço de reencontro e ter muito mais motivos para viver.

Aprendi a viver o hoje sem pressa do amanhã, aprendi com essa pandemia a ter mais tempo para quem realmente merece, a amar todos os dias como se fosse o último de nossas vidas.

Tive experiências incríveis, tanto na vida profissional como na vida pessoal também. Hoje posso dizer até aqui nos ajudou o Senhor, obrigado meu Deus. Hoje posso rever minha família, meu filho, o que mais sentiu a minha falta. Era o grande motivo da minha motivação para dar o meu melhor ao próximo.

ENFERMEIRA Dra. Giannia Bacelar

Estado: Manaus/AM

Giannia Bacelar, 39 anos, natural Manaus/Am. Casada, mãe de 2 filhos, entrou na linha de frente do Combate ao Covid-19 na Clínica da Família Franco de Sá. Se cadastrou no site do MS se voluntariando a atuar. Fez o curso de Capacitação Prevenção e Controle de Infecção pelo novo Coronavirus, recebeu treinamento com o Samu e EBSERH, de forma a se tornar apta a atuar na Assistência de Enfermagem ao paciente com diagnóstico de Covid-19.

“Quando você é enfermeira, você sabe que todos os dias você vai tocar uma vida ou uma vida vai tocar você”

ENFERMEIRA ASSISTENCIAL – ESPECIALISTA EM ONCOLOGIA Dra. Clarisse de Mendonça Brito

Estado: Distrito Federal – Brasília

Exatamente dia 11/05/2020 me juntei na terceira turma integrando a Força Tarefa do Ministério da Saúde ao Combate do COVID-19.

Fui recrutada para atuar juntamente com o Comando do Corpo de Bombeiros do Estado de Manaus no Hospital de Campanha Nilton Lins de Alta e Média Complexidade no combate ao COVID-19. E com imensa alegria eu atuei na Enfermaria da Primeira Ala Indígena de Hospital no Brasil.

Quando saí de Brasília eu sabia que poderia não retornar, eu estava dando a minha vida e meus conhecimentos para salvar Vidas. Retornei com imensa Gratidão por tantas vidas salvas, por tantos sorrisos de Curas.

Participar desse Programa para mim foi um ato de puro amor perante às Vidas que salvamos!!

FISIOTERAPEUTA INTENSIVISTA Dr. Alexandra Cristina Fassina

Estado: São Paulo

Alexandra Cristina Fassina, 46 anos, Fisioterapeuta Intensivista, residente em Porangaba, natural de Santos/SP,
já estava atuando pela Força Nacional do SUS pelo Ministério da Saúde em Manaus, quando foi chamada para permanecer e atuar na ação: Brasil Conta Comigo.

Quando fui questionada pela família se não estava com medo de morrer, respondi “Não!”. Minha vontade em ajudar é maior!

Foram os meses mais intensos e emocionantes que nunca imaginei viver.


Hoje o sentimento e só gratidão, porque creio que “Tudo posso naquele que me fortalece”.

MÉDICA Dra – Ana Carolina Araújo

Estado: Distrito Federal

Ana Carolina Araújo, médica – Brasília DF.


“Nos meus planos eu nunca tinha pensado em sair de Brasília, mas assim que fiquei sabendo do recrutamento para Manaus surgiu em mim a vontade e coragem de ajudar quem mais estava precisando. Foi uma experiência única profissional e pessoal, levo Manaus com muito carinho comigo”.

ENFERMEIRA INTENSIVISTA Dra. Luíza de Oliveira Santos

Estado: Bahia

Atuou como intensivista no Hospital Platão Araújo no combate a covid-19 em Manaus.

FISIOTERAPEUTA INTENSIVISTA Dr. Marcos Castro

Estado: Goiás

ENFERMEIRO INTENSIVISTA Dr. Alan Calil Alvarez

Estado: Manaus-Amazonas

Alan Calil, de 40 anos, residente em Tamandaré – PE, foi um dos 287 profissionais selecionados à atuar na linha de frente no combate a Covid-19 em sua cidade natal, em Manaus -AM, no período de maio a julho de 2020.

Como profissional atuou no Hospital de Campanha Nilton Lins, no setor de UTI, de forma a integrar a equipe multiprofissional e oferecer um atendimento de qualidade e excelência, pois recebeu treinamentos e capacitações sobre os protocolos do Ministério da Saúde e por estar em constante atualização.

Por ser um profissional capacitado e apto a atuar na assistência de enfermagem ao paciente com diagnóstico de Covid-19, após o término da missão em Manaus, foi convocado a somar esforços em Boa Vista / Roraima – RR, no Hospital de Campanha Acolhida do Exército também no setor de UTI.

ENFERMEIRO INTENSIVISTA Dr. Cézar Augusto dos Santos

Estado: Distrito Federal

Cézar augusto dos Santos, enfermeiro intensivista,
natural de Brasília-DF, formado em enfermagem no ano de 2017. É pai de três 3 filhos, deixou esposa e filhos para atuar no combate a COVID-19.

Foi convocado em 10 de maio para se juntar a equipe de profissionais do ação: O Brasil Conta Comigo do Ministério da Saúde.

Trabalhou no Hospital Nilton Lins de referência no combate a COVID-19. Atualmente se encontra no Hospital de Campanha Acolhida do Exército em Boa vista Roraima ainda em ação contra a pandemia.

FISIOTERAPEUTA INTENSIVISTA Dra. Juliana Batista Paz.

Estado: Rio do Sul – Cruz Alta

ENFERMEIRO INTENSIVISTA Dr. Allyson Rodrigues Sousa

Estado: Distrito Federal

Allyson Rodrigues, 24 anos, residente e natural de Brasília, já estava atuando pela Força Nacional do SUS/Ministério da Saúde em Manaus, quando foi chamado para permanecer e atuar no programa Brasil Conta Comigo.

Um enfermeiro apaixonado pela profissão, deu seu sim, arriscando sua vida e deixando sua família em Brasília lhe aguardando.

Retornou dia 22/06/2020 para Brasília, onde reencontrou-se com sua família. Após 2 dias foi convidado para atuar em Planaltina GO, como enfermeiro do Box de Emergência e Enfermeiro da UTI da UPA de Sobradinho II. Hoje atuo mais na UPA de Sobradinho II, onde tenho recebido várias oportunidades.

ENFERMEIRA INTENSIVISTA Dra. Mariana Pereira

Estado: Bahia

“As pessoas esquecerão o que você fez e falou, mas, nunca esquecerão a maneira como você os tratou!”

ENFERMEIRA INTENSIVISTA Dra. Camila Alves Santana

Estado: Bahia – Salvador

“Quando a gente cuida da dor de alguém, Deus cuida da dor da gente.”

TÉCNICA DE ENFERMAGEM – Fabiana Canavieira Araújo

Estado: Distrito Federal

ENFERMEIRA INTENSIVISTA Dra. Aline Nogueira

Estado: Porto Velho Rondônia

Aline Nogueira Torres, 24 anos, Enfermeira Intensivista, natural de Humaitá-amazonas, residente em Porto Velho-Rondônia há 7 anos.


Assim que recebi a ligação do Ministério da Saúde sendo convocada para atuar na ação em Manaus, não hesitei, logo aceitei, pois estava aflita acompanhando o caos que se tornava diante da Covid-19. Minha vontade de trabalhar pelo meu amazonas do qual me orgulho era enorme.


Deixei minha família que a todo momento procurava saber se eu estava bem. Tenho certeza que contribui para uma assistência humanizada. Assumir uma UTI requer muita responsabilidade. Tive o privilégio de trabalhar no hospital de Campanha Nilton Lins onde me orgulho muito em ter feito parte da equipe.

Tinha apenas um propósito; SALVAR VIDAS! Acabei me contaminando; mas, o Deus que me protege é maior. Vivi experiências que jamais serão esquecidas, algumas triste, outras; de alegria, vendo os pacientes reviverem como a Fênix: assim que os chamávamos!

Conheci ótimos profissionais, fiz ótimas amizades. O aprendizado de tudo que vivi é: dinheiro é importante sim; porém, realmente não é tudo! O meu tudo é minha família, ver que todos estão com saúde. Dinheiro nenhum paga o amor ofertado em um leito de UTI, dando assistência ao branco, negro, indígena, pobre, rico todos somos iguais e vulneráveis.

ENFERMEIRA INTENSIVISTA Dra. Andria Marcia Souza Dias

Estado: Tocantins

Andria Márcia de Souza Dias, 44 anos, Tocantinense, mãe da Maria Eduarda e do João Vitor. Iniciou a missão de combate a Covid-19 em Manaus, Hospital de Campanha Nilton Lins, hoje, está atuando em Boa Vista /RR.


“É com muito orgulho e amor no coração que deixei meus familiares para atuar na ação do governo federal: “O Brasil Conta Comigo.”


“O que fazemos por nós mesmos morre conosco, o que fazemos pelos outros dura a eternidade”.

Biomédica Dra. Sabrina Vieira Barreto Sales

Estado: Distrito Federal

O que muitas pessoas podem se perguntar é: O que há de comum em todas estas histórias? Quais as motivações destas pessoas? Será que elas podem ser consideradas como heróis? Como elas conseguiram deixar tudo para trás para ajudar outras pessoas?

Somente o tempo e a história irão responder muitas destas perguntas. A verdade é que motivados, todos estes profissionais se uniram em prol de algo muito maior, que é a vida humana.

ENFERMEIRA INTENSIVISTA Dra. Sheila Benvindo Ribeiro

Estado: Distrito Federal

Sheila Benvindo Ribeiro, 45 anos, natural de Brasília, residente no P-Norte / Sol Nascente-DF, casada, mãe de 3 filhos e 2 netinhas. Deixou sua família para unir forças no combate a COVID-19 em Manaus.


Foi convocada pelo Ministério da Saúde no dia 07/05/2020, para atuar no Hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes / USF LUIS MONTENEGRO, como enfermeira intensivista na linha de frente de combate a pandemia.


“Foi muito gratificante poder fazer parte desta missão; às vezes, a saudade da família era grande, mas, estava feliz em poder ajudar o meu próximo. Recebi o apoio da minha família; mesmo angustiados, sempre me apoiaram; sabiam que eu estava fazendo aquilo que sempre amei; ajudar ao próximo”.

ENFERMEIRA Dra. Giuliana Barbosa

Estado: Distrito Federal

ENFERMEIRA INTENSIVISTA Dra. Ruth Samara Dutra

Estado: Distrito Federal


Recebi a proposta de atuar no “Brasil conta comigo”no dia 1 de maio era uma sexta feira, e com alegria ao mesmo tempo um sentimento de medo, aceitei a proposta de embarcar no voo ✈️ no domingo dia 3 para Manaus, o medo inundou meu coração, estava há bastante tempo longe da Enfermagem, refleti e vi que o Brasil 🇧🇷 precisava de mim como profissional da saúde, abracei a causa e tem sido muito gratificante, meu 💓 transborda de prazer ao ajudar o próximo nessa luta de combate a covid-19.

Atuei por quase três meses em Manaus no Hospital Nilton Lins, atualmente estou no Hospital de Campanha de Boa Vista/ Roraima – Operação Acolhida.

Nesse tempo, houveram momentos bem difíceis, problemas familiares, perda de uma grande amiga de forma trágica, uma amizade que nasceu ali em Manaus sendo nos duas de Brasília, todavia, foi ali a ocasião certa de nos unirmos, chorei, sequei as lágrimas e segui, estou hoje aqui em Boa Vista, inabalável seguindo no combate.

Sou grata por poder servir a Pátria amada. Força Brasil 🇧🇷!

ENFERMEIRO INTENSIVISTA Dr. Ronaldo Albertos Cyrino

Estado: Distrito Federal

Na ação o “Brasil Conta Comigo” no enfrentamento da COVID-19, na cidade de Manaus, atuou no Hospital Platão Araújo, na Enfermaria Alecrim, no período noturno. Enfermaria de entrada do fluxo hospitalar de urgência emergência, UTI adulta, centro cirúrgico e observação.

“Fiz o melhor durante um curto espaço de tempo para a população Manauara, assim como todos os colegas”.

FISIOTERAPEUTA INFECTOLOGISTA e NEUROLOGISTA Dra. Manoela Pinto Rios

Estado: Rio Grande do Sul

Manoela Pinto Rios, gaúcha de Canguçu-RS, fisioterapeuta especializada em Infectologia e Neurologia.

Artigo 9º – Constituem-se deveres fundamentais do fisioterapeuta, segundo sua área e atribuição específica:

V – colocar seus serviços profissionais à disposição da comunidade em caso de guerra, catástrofe, epidemia ou crise social, sem pleitear vantagem pessoal incompatível com o princípio de bioética de justiça;

Biomédica Dra. Karen Karolyny Alves da Silva Magalhães

Estado: Distrito Federal

Karen, 23 anos, Biomédica natural de Goiás, residente em Brasília-DF. Atuou em Banco de Sangue no Hospital e Pronto Socorro Dr. Aristóteles Platão Araújo.

“Ser Biomédica muitas vezes é lidar com um ambiente de contato limitado profissional-paciente, mas não menos importante… pelo contrário, temos a convicção de que a cada bolsa de sangue, cada tubo é uma vida, e toda vida importa! O Altruísmo é o que me motivou a participar da ação estratégia “O Brasil Conta Comigo” em Manaus-AM.
A responsabilidade e a possibilidade de poder representar a classe também teve o seu valor. A satisfação em ver a melhora dos pacientes era o melhor saldo que ganhava a cada plantão orgulho de todos os profissionais que priorizaram tudo para estar no combate ao coronavírus (covid-19).”

ENFERMEIRO FORENSE e de URGÊNCIA e EMERGÊNCIA Dr. Adriano Araújo

Estado: Maranhão

Adriano Araújo é enfermeiro especialista em enfermagem forense, urgência e emergência, Auditoria e Gestão em Saúde e finalizando UTI. Foi voluntário para atuar em Manaus no enfrentamento a Covid-19.
Deixou esposa, emprego e três filhos para atuar na missão. Ainda em Brasília, em frente ao portão de embarque, recebeu a ligação que seu pai acabará de falecer com sintomas do covid-19 no Maranhão.


“Fiquei sem chão, sem saber o que fazer, mas lembrei das últimas palavras que tive com meu pai; onde o mesmo encorajou-me e pedir proteção de Deus para que nada de mal acontecesse.”


Seguiu firme na missão, não daria mais tempo de chegar para se despedir do pai amado.


“Procurei manter a concentração, foco, fiz treinamento teóricos e práticos, busquei conhecimento técnico-científico sobre o vírus. Tudo isso ajudou-me a ter segurança para atuar. As amizade que fiz são para toda vida e descobri que nunca estive só. Sempre tinha uma pessoa conhecida ou não que mandava mensagens de apoio. Assim o Brasil contou comigo e nós profissionais de saúde contamos com vocês.”

FARMACÊUTICA Dra. Pamela Silveira Grangeiro

Estado: Amazonas

Me cadastrei como voluntária no programa “O Brasil Conta Comigo” porque senti que ajudar neste momento de pandemia era minha obrigação. Larguei meus 2 empregos para cumprir um propósito que ia muito além de minha vontade.

Aceitei o chamado e atuei no Hospital de Campanha Gilberto Novais, com mais 5 farmacêuticos, também chamados pelo Ministério da Saúde. Nos tornamos a equipe fixa do hospital e nos responsabilizamos de separar, conferir e entregar os medicamentos dos pacientes tanto das UTIs, quanto das enfermarias. Não consigo descrever o quanto foi gratificante poder ajudar ,e, quão me sinto hoje realizada por sair desta mais forte, mais humana e com mais fé em dias melhores.

FARMACÊUTICA Dra. Rosiane Costa

Estado: Manaus

Rosiane da Silva Costa, farmacêutica, esteve no “Brasil Conta Comigo”, atuando no Hospital de Campanha Gilberto Novaes. “Meu sentimento é de dever cumprido! Quando surgiu a oportunidade o desejo já havia se instalado no meu coração em poder contribuir ajudando a cuidar de vidas. A missão foi cumprida, mas a luta continua! E a única certeza que tenho é que o Brasil poderá sempre contar comigo!”

ENFERMEIRA Dra. Thayonara Teles

Estado: Manaus – Amazonas

Thayonara Teles, 28 anos, enfermeira formada desde 2015. “Quando recebi a proposta por email para ser combatente em uma pandemia confesso que ao mesmo tempo que fiquei com medo e receio; me deu uma imensa vontade de ajudar quem precisava. E aqui estou, ajudando, combatendo com imensa gratidão junto com a equipe de enfermagem”. Obrigada!

TÉCNICA DE ENFERMAGEM – Lionella de Araújo Rêge

Estado: Manaus

Lionella de Araújo Rêge, 35 anos, natural de Manaus, técnica de enfermagem. Minha mensagem: “Sou feliz por ter colaborado nessa luta ao enfrentamento a está doença, de ter cuidado daqueles que precisaram de minha dedicação, atenção e carinho. Sou grata a Deus pela oportunidade de participar da equipe que conseguiu executar o trabalho com excelência. Lamento pela perdas que tivemos e deixo meu carinho aos familiares”.

ENFERMEIRA Dra. Adriane da Cunha Aragão Rios Fagundes 

Estado: Parnaíba, Piauí

Natural de Parnaíba, Piauí. Pós-graduada em Auditoria em Saúde pelas Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR), e Pós-graduada em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pela Faculdade Unyleya. Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Membro fundador da Liga Acadêmica de Estomaterapia – LAEST, liga acadêmica independente, fundada em julho de 2018. Socorrista pelo Treinamento em Assistência Pré-Hospitalar e Resgate, Anjos da Vida Treinamentos e Consultoria.

Atuou como enfermeira de unidade aberta pelo Ministério da Saúde no Hospital Nilton Lins de Manaus (AM), em enfermaria indígena e não indígena, posteriormente no Centro Cirúrgico do Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto. Profissional que atuou na linha de frente contra o covid-19, em Manaus – AM.

ENFERMEIRA Dra. Joiciane Oliveira Martins Nery

Enfermeira urgência e emergência, 47 anos, casada,  mãe de 3 filhos. “Quando fui chamada pra o programa Brasil conta comigo, estava me recuperando da covid 19 e passei 5 dias internada. Não tive dúvidas, nem medo, agora era a hora de da minha contribuição na pandemia; fiquei muito feliz, afinal, foi pra ajudar e cuidar de pessoas que me formei. Amo cuidar de pessoas, pois foi um juramento que fiz na colação de grau. A enfermagem é uma arte, onde você dá o seu melhor pela vida do próximo … meu sentimento é de gratidão a Deus por essa oportunidade de ajudar, nesse momento tão crítico que nosso País enfrenta.”

ENFERMEIRA Dra. FERNANDA VIANA ALVES

Estado: Rondônia-RO

Natural de Rondônia RO, formada desde 2012.

“Quando conheci a enfermagem, sabia do tamanho enorme da responsabilidade, que não seria fácil. Uma profissão que exige o máximo de você, todos os dias é uma responsabilidade diferente. Quando surgiu a PANDEMIA, confesso que em alguns momentos eu fui “covarde”, deu medo, preservei minha família, deu insegurança e não fui pra linha de frente como vários colegas. Mas quando comecei assistir os noticiários, meus colegas perdendo suas vidas por estar ali salvando vidas, lutando com todas suas forças pra socorrer todos… eu parei e pensei!! No juramento que fiz “Juro dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade…” eu aceitei o desafio, e quando me deparei, já estava na linha de frente com pacientes COVID.  Me colocava no lugar de todos os pacientes, o desespero deles, ansiedade, medo, angústia… nossa!!! Mas, hoje fico feliz na recuperação de todos que passaram por nós, sorriso no rosto, alegria de voltar para seus lares… isso é gratificante!! Eu agradeço a Deus pela paciência e a calma que tenho… agradeço a Deus por colocar na minha vida em meio de uma PANDEMIA, pessoas que somaram profissionalmente, amizades que foram construídas e a união que a gente vem lutando para existir na enfermagem… Técnicos Enfermagem vocês são os meus heróis,  enfermeiros vocês são os meus heróis!!!”

BIOMÉDICA Dra. Shirlene Andrade Monteiro

Estado: Manaus

Biomédica, 36 anos, residente em Manaus, mãe de 1 menino, casada.

“Fui convocada pelo Ministério da Saúde no dia 04/05/2020 para atuar no programa Brasil Conta Comigo, na Pandemia do vírus Sars-CoV-2 (Covid-19), no Hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes, feliz por estar entre os Biomédicos convocados para atuar na linha de frente contra o Covid-19.

No início deu medo, pois já tinha sido infectada pelo vírus, e, mesmo sendo uma IgG positivo, pensei na minha família, pois alguns tem comorbidades, mas o que me encorajou foi a frase que levo comigo desde a minha colação. ‘Eu fiz um juramento’, seja em qualquer situação, eu cumprirei a minha missão. E, nessa história que marcou a vida de milhares, posso dizer que os Biomédicos, mesmo por trás dos bastidores, tiveram a sua importância no diagnóstico laboratorial dos pacientes. Foi um prazer estar representando a minha classe…”Combate o bom Combate, terminei a carreira e guardei a fé”, gratidão à DEUS.” ❤

TÉCNICA DE ENFERMAGEM – Aline Capelezzo

Estado: Manaus

Aline 34 anos, Técnica em Enfermagem com muito amor, nascida e criada em Manaus-AM, mãe de duas princesas, esposa, amiga… 

“Técnica em Enfermagem há 10 anos, jamais imaginei o que enfrentaria. Quando a Ação, O Brasil Conta Comigo lançou o convite, eu não pensei muito, pedi à Deus que cuidasse da minha família, me desse força, sabedoria, discernimento, coragem, saúde…para que neste momento de desespero, angústia, sofrimento e medo, eu possa desempenhar o meu trabalho com zelo, amor e competência, e dizer palavras de acalento a tantas pessoas que perderam seus familiares, amigos…

Lotada no HPS 28 de Agosto, nestes meses de total alerta. Desempenho o meu trabalho com amor, respeito e dedicação à cada vida. “

Um trecho de uma linda canção:

A tempestade vai passar, tudo vai ser diferente. Não há mal que nunca se acabe, e dor que dure pra sempre.

Você não vai desistir, Não vai se entregar, Deus vai agir e vai te ajudar. Se você lutar, a vitória vem. Deus está do teu lado, vai ficar tudo bem.

Não desista, acredita! Deus está aqui para te ajudar. Tenha força, tudo vai passar, nunca perca a esperança um novo dia virá.”

Deus é à resposta para todas as perguntas.

Que Deus console nossos corações aflitos.

TÉCNICA DE ENFERMAGEM – ROSANGELA OTERO

Estado: Manaus

Sou bacharel em enfermagem, porém, trabalho como técnica de enfermagem no programa. Sou de Manaus – Amazonas, Brasil.

“Nada é sorte. É Deus! Nada acontece por acaso. Todas as coisas tem um propósito na vida, pode acreditar! E eu agradeço a Deus. Parabéns a todos os colegas combatentes. Acredito que somos anjos designados, só não temos asas…, mas DEUS nos escolheu a missão árdua porque ele escolheu somente os soldados de DEUS, somente os fortes vencerão! Selva.”    

ENFERMEIRO Dr. Robert Santos

Enfermeiro atuando diretamente no covid-19, em agradecimento ao programa O Brasil Conta Comigo.

ENFERMEIRA Dra. Ana Lúcia Santos

Estado: Natal

Ana Lúcia Santos, Enfermeira intensivista, natural de Natal/RN. Atuou na UTI COVID Indígena do Hospital de Campanha Nilton Lins. Após o fechamento do hospital de campanha, atuou na enfermaria Alecrim e Girassol do hospital Dr. Platão Araújo. “Quando me cadastrei voluntariamente na ação “O Brasil Conta Comigo”, desejei estar na linha de frente, somando forças no combate ao COVID-19. Ao ser convocada para atuar, não hesitei, foi uma alegria imensa. Aceitei e abri mão de muitas coisas para fazer parte da ação. Descrevo essa oportunidade como uma experiência única, muito gratificante. Assumir uma UTI num contexto de pandemia foi um grande desafio, mas também um excelente aprendizado. Me sinto realizada em ter contribuído na recuperação de tantas vidas. Juntos nossa equipe conseguiu superar as expectativas e dar muitas altas. Eu faria tudo outra vez. Brasil, conte sempre comigo!”

TÉCNICO DE ENFERMAGEM – João Victor Matos de Assis

Estado: Amazonas

”Pega o Tubo, não dá tempo, Adrenalina e corre na Massagem.”

“Essas foram as palavras que mais escutei durante esses 3 meses de Campanha. Bom, me chamo João Victor Matos de Assis, nascido no dia 06 de Abril de 2000. Isso mesmo, o aniversário de 20 anos não pode ser comemorado em família por conta da Pandemia. Venho do município de Rio Preto da Eva – AM, sou Acadêmico de Enfermagem e Geografia, sou Técnico em Enfermagem com muito Orgulho e Amor a profissão que eu escolhi. Aliás, a Enfermagem que me escolheu, e assumi o compromisso de trabalhar no Combate ao Coronavírus, em um dos maiores hospitais do Amazonas, hospital este que sofria com os impactos da pandemia, especificamente na Sala de Emergência do Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, lugar este que aprendi muito e, tive sim, momentos de tristezas, principalmente quando se perde um amigo da família para essa Pandemia depois de alguns ciclos de RCP. Por conta da Pandemia, tive que ficar 2 meses sem ver meus familiares. Mas essa é a Missão, somos instrumentos na Mão de Deus para Cuidar, e sim o BRASIL CONTA COMIGO. 

Não posso dizer que é fácil ou simplesmente não é cansativo. Sou mais um dos grandes profissionais que travaram guerra contra esse terrível Vírus. Todo apoio e admiração de parentes e amigos são muitas das vezes o combustível para continuar levantando a cabeça e dizer, a cada plantão, por mais que exaustivo que seja, – O BRASIL CONTA COMIGO, VAMOS CONSEGUIR, VAMOS VENCER! “

Tenho uma imensa Admiração e Respeito a todos os Profissionais da Saúde que não fugiram da Missão, juntos somos fortes“.

ENFERMEIRA Dra. Ruth Samara Dutra

Recebi a proposta de atuar na ação: “Brasil Conta Comigo” no dia 1 de maio, de uma sexta feira. Com a alegria ao mesmo tempo, um sentimento de medo! Aceitei a proposta de embarcar no voo de domingo dia 3, para Manaus. O medo inundou meu coração, estava há bastante tempo longe da Enfermagem.  Refleti e vi que o Brasil 🇧🇷 precisava de mim como profissional da saúde. Abracei a causa e tem sido  muito gratificante, meu coração transborda de prazer ao ajudar o próximo nessa luta de combate a covid-19. 


“Sou grata por poder servir a Pátria amada”


Atuei por quase três meses em Manaus, no Hospital Nilton Lins; atualmente estou no Hospital de Campanha de Boa Vista/ Roraima -Operação acolhida.


Neste tempo, houveram momentos bem difíceis! Problemas familiares, perda de uma grande amiga de forma trágica, uma amizade que nasceu ali em Manaus, sendo nos duas de Brasília. Todavia, foi ali a ocasião certa de nos unirmos, chorei, sequei as lágrimas e segui. Hoje, estou aqui em Boa Vista, inabalável seguindo no combate.
Força Brasil 🇧🇷

ENFERMEIRA Dra. Ruth Maria Floriano de Araújo

Enfermeira especialista em UTI – Ruth Maria Floriano de Araújo 28 anos -, casada e mãe de um filho, nascida em Manaus/ AM. Atuou como intensivista pelo programa: “O Brasil Conta Comigo” nos hospitais Nilton Lins e Platão Araújo.


“Se depender de mim, eu vou até o fim.”


“Com esta frase e muito garra decidi pôr em prática o juramento que fiz quando me formei. Tenho a convicção de que, o ser humano, que foi destinado ao cuidar e salvar; dando sempre o melhor de si, está lado a lado com o divino criador de tudo. E, foi com este pensamento, que me dispus a dar o melhor de mim. Foram tantas vidas salvas, noites sem dormir, exaustão ao máximo, mas, sempre encontrando forças para fazer o melhor que pude! Fui criada pela minha vó e me pondo no lugar de todas as netas e filhas perdendo os seus avós e pais para o vírus não podia ficar de braços cruzados. Tenho certeza que o melhor de mim eu dei! E, com gratidão no coração, e, sensação de dever cumprido; entre derrotas e vitórias contínuas durante estes meses na luta contra o vírus, tenho: “Somente gratidão no coração“.

TÉCNICA DE ENFERMAGEM – Joane Feitosa dos Santos

Joane Feitosa dos Santos, natural de Manaus, lotada na Maternidade Ana Braga. “Confesso que deu medo colocar em risco minha vida e a de minha família, mas a vontade em ajudar me fez prosseguir, apesar de todo sacrifício foi uma missão honrosa participar da ação: ‘O Brasil Conta Comigo’, que me deu a oportunidade de ter novas experiências na vida profissional e principalmente fortaleceu sentimentos de amor ao próximo e empatia… Só gratidão! Tenho a certeza que fizemos a diferença e contribuímos com o nosso melhor “

*Agradecimentos a Yuri Takahashi e Júnior Medeiros

Leave a Comment