Por enfermeiros: Alberto Júnior e Ivan Rodrigues

05 de Julho de 2020


INUMERÁVEIS
Memorial dedicado à história
de cada uma das vítimas do
coronavírus no Brasil.

O que todos os governos do mundo mais querem neste momento é promover uma campanha de imunização em massa de seus cidadãos contra o novo coronavírus.

Os grupos prioritários serão formados por idosos, portadores de doenças crônicas, condições clínicas especiais, trabalhadores da saúde, membros das forças de segurança ou salvamento, povos indígenas, população privada de liberdade, pessoas com deficiência, professores de escolas públicas e privadas.

Para isso os governos dos países do bloco mais rico do mundo tem gerado grandes esforços e vem investindo muito dinheiro e tecnologia na busca incessante desta tão sonhada vacina. E estas possíveis vacinas já vem sendo aplicadas nos países onde a pandemia hoje tem grande destaque como o Brasil.

Por enquanto não se pode afirmar nada sobre esta possível vacina. Será de dose única? Ou será uma imunização anual como acontece atualmente com a vacina influenza com campanhas anuais?

Enquanto este momento tão esperado não chega, é preciso que cada cidadão tenha a sua responsabilidade social sanitária. Cada pessoa precisa tomar certos cuidados: lavar sempre as mãos, usar máscara e não aglomerar. Sem estes mínimos cuidados, cada indivíduo, estará cometendo homicídio culposo, pois VOCÊ estará proliferando a Covid-19 para dentro de seu lar, para as pessoas que você ama, para seus amigos, seu ambiente de trabalho, sendo assim uma espécie de agente duplo, alguém que não quer ficar doente mas não se importa com as outras vidas.

Ou você acha que matar alguém ocorre em momento de fúria quando se dá um tiro ou esfaqueia, ou ao dirigir embriagado?

A única verdade é que até lá, infelizmente, milhares de pessoas ainda perderão suas vidas por irresponsabilidade que encontra argumento jurídico no artigo 121 do Código Penal, homicídio culposo, haja vista que protege o bem considerado mais importante de todos, qual seja: a VIDA.

#Coronavírus, #COVID-19