24 de Junho de 2020

Redação

a Covid-19, o Coronavírus

Covid-19: teste para detecção de IgG e IgM

Ganha cada vez mais forças o estudo publicado na revista Cell que apontou que o sistema imunológico de algumas pessoas podem ter uma competência natural no combate ao coronavírus.

Pessoas nunca expostas a Covid-19 possuem células T auxiliares capazes de reconhecer o vírus e combatê-lo, segundo estudos.

Para o Business Insider, a possível explicação para o fenômeno é denominado de “reatividade cruzada”.

Ocorrendo quando as células T auxiliares desenvolvidas em resposta a outro vírus reagem a um patógeno semelhante, que era desconhecido anteriormente.

Na opinião dos cientistas, as pessoas que teriam as células T auxiliares levam vantagem no combate a Covid-19, já que essas células possuem competência em gerar uma resposta imunológica mais rápida e forte.

A equipe liderada pelo cientista Alessandro Sette pesquisou o sistema imunológico de 20 pessoas que contraíram o coronavírus e se recuperaram. Também foram usadas amostras de sangue de 20 pessoas, coletadas entre 2015 e 2018.

Entre os 20 infectados, todos os indivíduos apresentaram glóbulos brancos projetados especificamente para combater o vírus e os anticorpos resultantes.

“Os dados sugerem que a pessoa normal dá uma boa resposta imunológica e pode ter imunidade por algum tempo”, disse Shane Crotty, outro coautor do estudo. Isso significa que as vacinas em produção poderão replicar essa “imunidade natural”.

Entre as 20 pessoas analisadas pelo sangue coletado antes da pandemia, 50% possuíam um tipo de glóbulo branco chamado CD4+, que são células T que ajudam o sistema imunológico a criar anticorpos. Esses glóbulos são capazes de reconhecer a Covid-19 e estimular o sistema imunológico para lutar contra o vírus.

No grupo dos infectados, apenas dois tiveram complicações graves com o vírus e outros 90% tiveram infecções leves ou moderadas. A ideia dos pesquisadores era medir as respostas imunológicas em pacientes com Covid-19 em média e não em casos hospitalizados, conseguindo observar como é a resposta média dos sistemas.