30 de Outubro de 2019

Teoria de Resposta ao Item (TRI)

Modelo matemático busca priorizar coerência no desempenho dos estudantes.

Explicando de forma simplificada, é um método que busca priorizar a coerência no desempenho dos candidatos. Se alguém acerta as questões mais difíceis, mas erra aquelas consideradas fáceis, provavelmente “chutou” as respostas. Por isso, terá uma nota inferior à de um estudante que acertou as fáceis, mas errou as mais complexas. O TRI tenta descobrir quem está realmente preparado para a prova.

A prova é composta de perguntas pré-classificadas como fáceis, médias e difíceis. Espera-se, que os ‘#enemzeiros’ tenham um desempenho melhor nas mais simples. O TRI faz uma análise estatística, ‘antichute’, para calcular uma nota final que vai indicar se houve coerência nas respostas das questões.

O diretor do Anglo dá um exemplo didático: supondo que haja, no Enem, uma questão sobre quanto é 3 vezes 2. O candidato erra e responde 5, em vez de 6. Outra pergunta pede que o aluno calcule a área de retângulo cuja base meça 3 e a altura, 2. Ele responde corretamente: 6. Pelo TRI, mesmo acertando a pergunta mais difícil, ele não pontuaria. Isso porque, se ele não conseguiu efetuar a multiplicação da primeira questão, não teria como saber a resposta da segunda. Ou seja: provavelmente, “chutou” a resposta.

O TRI apresenta as seguintes vantagens em relação ao método clássico de correção:

# Ao detectar os famosos “chutes”, ele premia o aluno que, de fato, se preparou para a prova;

# Possibilita a comparação entre candidatos que tenham feito diferentes edições do exame;

# Torna mais improvável que dois concorrentes tirem exatamente a mesma nota – já que o resultado final é divulgado com duas casas decimais (816,48 pontos, por exemplo).

Como não cair no TRI?

Comece pelas questões mais fáceis. O #enemzeiro vai estar descansado e poderá garantir o acerto dessas perguntas que demandam pouco esforço.

Entenda que, ao “chutar” uma resposta, o #enemzeiro não perde pontos, apenas deixa de ganhá-los.

Com informação do G1