O grupo teve reunião com o Presidente Bolsonaro, quarta-feira (29), e, com os ministros da Educação Abraham Weintraub, e Saúde, Henrique Mandetta.

Foram tratar do Revalida e do Programa Mais Médicos. Estiveram presentes os doutores Djonatan Staloch, Janaína Staloch e o Deputado Alan Rick (DEM/AC), representando os médicos brasileiros formados no exterior; os deputados João Roma (PRB/BA), Jaqueline Cassol (PP/RO) e Prof. Dorinha (DEM/TO).

Falaram sobre a angústia dos médicos em decorrência do fracasso do atual modelo de revalidação de diplomas expedidos no exterior. Apresentaram, então, sua proposta.

Também trataram do Programa Mais Médicos, apresentando as seguintes sugestões:

1 – Permanência dos médicos brasileiros formados no exterior no Programa Mais Médicos (ou qualquer programa da Atenção Básica que venha a substitui-lo);

2 – Análise da nossa Minuta de proposta ao processo de revalidação de diplomas médicos;

3 – Adiantamento da primeira bolsa-formação do PMM para o período em que os médicos estão no módulo Acolhimento, em Brasília;

4 – Reinserção diferenciada das cidades de perfil 1, 2 e 3 no Programa Mais Médicos.

Saíram da reúnião com o compromisso do Presidente e dos Ministros da Educação e da Saúde em tratar nossas solicitações com a maior celeridade e responsabilidade.

O Presidente Bolsonaro reiterou sua intenção de resolver o grave problema da revalidação de diplomas no Brasil e se comprometeu em apresentar uma Medida Provisória em breve para apreciação no Congresso.

O grupo continua trabalhando pelo fortalecimento da classe médica, fortalecimento do SUS, ampliar à assistência às populações carente e procurando viabilizar o processo de revalidação de diplomas médicos de forma, justa, célere e periódica.


Dr Flávio Lima Barreto