Redação: S&DS

A 4ª turma do Curso de Especialização em Saúde Coletiva (CESC) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Brasília fez uma abordagem de Territórios e Saúde em sala de aula na quinta-feira (09/05/19) para reconhecer conceitos, vulnerabilidades e estimular ações e/ou estudos científicos.

O método usado foi dividir a turma em 5 grupos, para a realização de observações no Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB), Hospital Universitário de Brasília (HUB) e a própria Fiocruz Brasília, que está localizada neste mesmo Campus.

A observação teve os seguintes objetivos:

· Estimular as estudantes a identificar potencialidades, contradições e desafios no âmbito da saúde;

·   Territorializar e ocupar o lugar que estudam;

·    Reconhecer novos caminhos e trilhas;

·   Refletir sobre a história e sonhos impressos no território do campus.

Em sala de aula, as estudantes compartilharam o resultado desta observação por meio de dinâmicas com ilustrações, vídeos, apresentações teatrais, musicais, textuais e fotográficas.

Ao apresentar o mesmo território sob várias perspectivas, olhares e impressões, foi possível refletir sobre promoção e prevenção da saúde, parceria público-privada, mobilidade urbana, acessibilidade, direitos sociais, território, atores sociais, liberdade, participação social, história, sustentabilidade, previdência social, entre outras coisas.

Ao fazer a visita ao entorno da Fiocruz Brasília, promoveu-se uma certa apropriação do território, reconhecendo a importância da Universidade pública e gratuita, como patrimônio do povo brasileiro.

Foi ressaltada a preocupação das estudantes com os cortes nas áreas sociais, promovido pela Emenda Constitucional 95, e os recentes cortes em bolsas de mestrado/doutorado e em verbas de universidades públicas e institutos federais.

Portanto, um grande prejuízo à educação e ao fomento de ensino e pesquisa. A Fiocruz promove pesquisa, aperfeiçoamento de profissionais, através de cursos, seminários, residências, pós-graduação, também, pode ter suas atividades prejudicadas com essas medidas.