WhatsApp agora permite refazer download de arquivos apagados no Android

Você já tentou baixar novamente um arquivo recebido pelo WhatsApp que você acabou apagando por engano? Se sim, você provavelmente não conseguiu, esse fato ocorreu comigo semana passada, o WhatsApp evita guardar esses dados em seus servidores, o que significa que a única cópia fica guardada no seu celular. Isso está mudando, nas últimas atualizações do aplicativo para Android.

Nas versões 2.18.106 e 2.18.110, como nota o site WABetaInfo, o aplicativo passa a permitir que seus usuários refaçam o download de algum arquivo que tenha sido deletado / apagado. Isso significa que o WhatsApp passará a guardar esses arquivos em seus servidores depois que você os tenha baixados.

Até então, o WhatsApp guardava os arquivos enviados por meio do aplicativo por 30 dias e os deletava se o destinatário não fizesse menção de baixa-lo. Caso os usuários decidissem em baixar os dados, eles eram imediatamente deletados do servidor da empresa. 

Lembrando que, os responsáveis pelo WhatsApp, firmaram desde o princípio da empresa que nada do que os usuários trocassem entre si por meio do aplicativo seria guardado nos servidores. Por causa dessa política, a empresa já se livrou de ter que fornecer dados de usuários às autoridades, simplesmente por que não os tinha.

Isso vai muda a partir de agora, embora a informação seja criptografada de ponta-a-ponta, teoricamente ainda é impossível para alguém que acesse ter acesso aos dados e abrir o seu conteúdo.

Segundo o WABetaInfo, foi possível recuperar imagens e vídeos recebidos e apagados entre dois e três meses com a versão 2.18.133 do app. O site também nota que a mensagem original não pode ter sido apagada; só será possível refazer o download se apenas o arquivo tiver sumido do armazenamento interno do aparelho.

Por enquanto, essa função só está ativa no Android. Não se sabe quando ou se o recurso chegará ao iOS ou Windows 10 Mobile.

 

POR RENATO SANTINO DO OLHAR DIGITAL e IVAN RODRIGUES DO #SAÚDEDIREITOSSOCIAIS&INOVAÇÕES 

 

Ivan Rodrigues