Usuários de Android agora também envia GIFs no WhatsApp

Mais de um bilhão de pessoas em mais de 180 países usam o WhatsApp para manter contato com familiares e amigos, a qualquer hora ...A primeira novidade do WhatsApp em 2017 é um buscador de GIFs – as imagens animadas que se reproduzem em looping e são cada vez mais usados nas redes sociais.

Criados no fim dos anos 80, os GIFs se popularizaram nos últimos anos graças especialmente à facilidade na hora de compartilhá-los.

Além disso, eles contemplam os mais variados temas: política, cinema, televisão, atualidades, música, romance…

“Os GIFs são um tipo de arquivo originalmente desenhados para permitir animações curtas e repetidas para serem vistas na internet”, disse à BBC Mundo (serviço em espanhol da BBC) Carl Goodman, do Museu de Imagem em Movimento de Nova York.

“A simplicidade e a brevidade obrigam as pessoas a condensar suas idéias em um movimento muito rápido.”

Esses tipos de arquivos são, na verdade, trechos de vídeos que se repetem indefinidamente. No caso do WhatsApp, duram até seis segundos.

Até agora, os usuários do WhatsApp só podiam fazer buscas de GIFs se estivessem usando o iOS – um serviço disponibilizado em novembro. Mas, graças a uma nova atualização do aplicativo de mensagens instantâneas, os usuários do sistema Android também conseguem fazer essa operação.

Então, sabia como fazer buscas por GIFs no WhatsApp.

Em iOS:

– Abra uma janela de mensagem

– Clique em “+”

– Selecione “Fotos e vídeos”

– Escolha um GIF (na parte inferior esquerda da janela)

Em Android:

– Abra uma janela de mensagem

– Selecione o menu de emojis

– Clique na opção GIF (abaixo, no centro)

– Aperte o ícone da lupa para iniciar a busca

É possível buscar as imagens usando palavras-chaves, como “trabalho” por exemplo. E, uma vez selecionado, pode acrescentar uma mensagem de texto e enviá-lo diretamente a seu destinatário.

Na verdade, os GIFs chagaram ao WhatsApp há alguns meses, por meio das plataformas Giphy (a mesma usada no Twitter) e Tenor, mas os usuários de Android só podiam enviar os que estivessem armazenados na memórios de seus dispositivos.

A partir de agora, eles poderão vê-los e compartilhá-los sem necessidade de sair do aplicativo. A nova atualização também permite enviar até 30 imagens via WhatsApp de forma simultânea, sendo que anteriormente eram apenas 10.

Os usuários agora também podem criar seus próprios GIFs no aplicativo, basta seguir os passos abaixo.

Criando seus próprios GIFs:

– Abra uma janela de WhatApp com a pessoa para quem deseja enviá-lo

– Clique na câmera

– Clique em “vídeo” e grave um clipe curto

– Em seguida, aparecerá uma tela para se cortar o vídeo

– Clique na câmera: o ícone mudará para um com a palavra GIF

– Clique em “enviar”