Receita lança vídeo sobre a história do Imposto de Renda

Para explicar melhor o funcionamento do Imposto de Renda, a Receita Federal do Brasil preparou um vídeo contando detalhes sobre o surgimento desse tipo de tributo no mundo e revelou detalhes de sua instituição no Brasil.

Segundo historiadores, há um consenso que o Imposto de Renda surgiu na Inglaterra, em 1799, criado para amenizar as dificuldades financeiras que o país atravessava, decorrentes dos gastos com recursos militares por causa da guerra contra a França. A ideia se espalhou pelo continente europeu e acabou se tornando na principal fonte de recursos para os governos.

“É o tributo que mais ajuda a redistribuir renda. Ele pode ser cobrado a mais para quem tem uma renda maior, e menos de quem ganha menos. Ou seja, pode ajudar a tornar a sociedade menos desigual”, analisa o historiador Cristóvão da Nóbrega.

“O produto da arrecadação não tem destinação específica. Não é como outros tributos destinados para a saúde ou educação. Ele compõe as receitas orçamentárias e elas são utilizadas para o financimaneto de políticas públicas”, explica o Subsecretário de arrecadação e atendimento da receita, Carlos Roberto Occaso.

Fonte: Portal Brasil