Órgão disponibiliza três vídeos didáticos para facilitar acesso a Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte

Fonte: Portal Brasil

A Receita Federal (RF) disponibilizou, nesta segunda-feira (28), três vídeos didáticos para ajudar interessados em aprender a utilizar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Criado em 2007, o Portal e-CAC constitui um ambiente seguro, através do qual o cidadão pode acessar, via Internet, diversos serviços protegidos por sigilo fiscal.

O Portal pode ser acessado através do site receita.fazenda.gov.br, possui um ambiente seguro, no qual o cidadão pode requerer diversos serviços sem a necessidade de comparecer a uma unidade da Receita Federal.

Até agosto de 2015, em média, foram registrados mais de 11 milhões de acessos no e-CAC, o equivalente a 78% do total de atendimentos realizados pela RF.

Entre os serviços mais procurados, estão a verificação de pendências e de declaração em andamento; a consulta a pagamentos na base de dados da RF; e a checagem de mensagens oficiais emitidas pela entidade.

Para conhecer os serviços do Portal e-CAC e como utilizá-los, assista aos três vídeos abaixo: