Contribuintes terão até 29 de setembro para quitar os débitos apurados sob o risco de serem inscritos na Dívida Ativa do DF

Mais de 6.600 empresas enquadradas no Rito Especial de Cobrança, da Secretaria de Fazenda do DF, atualmente com débitos tributários junto ao Governo de Brasília estão sendo notificadas esta semana por comunicado emitido via AgênciaNet – canal exclusivo de relacionamento com contribuintes e contadores acerca de sua situação junto ao fisco distrital.

Em termos financeiros, o valor em imposto devido é de quase R$ 160 milhões. A análise realizada pelo fisco local considerou o período de janeiro a junho de 2015. Os contribuintes notificados terão até 29 de setembro para realizar as correções indicados e quitar os débitos apurados sob o risco de serem inscritas em dívida ativa.

 Cobrança diferenciada

O Rito Especial consiste no processo de apuração de débitos tributários das empresas do Distrito Federal por meio do cruzamento das informações obtidas dos seus livros fiscais eletrônicos e registros financeiros.

E é a partir dessa leitura que são encontradas as divergências entre os valores declarados pelos contribuintes e os recolhimentos efetuados. Ao constatar o débito, a Secretaria notifica o contribuinte sobre a diferença identificada e estabelece o prazo para o acerto.

Por meio da caixa postal da AgênciaNet, também é possível obter outras informações, a exemplo daquelas relacionadas ao objeto da cobrança e link que direciona para a emissão de boletos para pagamento da dívida (Documento de Arrecadação – DAR).