Intercâmbio EDUCAÇÃO

Universidade do Algarve está com inscrições abertas até 17 de julho. São mais de 200 vagas para  42 cursos disponíveis

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que pretendem estudar fora do Brasil podem concorrer a vagas na Universidade do Algarve (UAlg), na terceira fase de candidatura. As inscrições estão abertas até 17 de julho no portal da universidade e são mais de 200 vagas para 42 cursos disponíveis. A instituição fica na região sul de Portugal.

Na primeira fase de seleção, ocorrida em março, 98 candidatos brasileiros que fizeram o exame inscreveram-se para estudar na Universidade. A segunda fase teve resultado bastante acima do esperado, totalizando 281 brasileiros inscritos. A única exigência é que os brasileiros obtenham um mínimo de 500 pontos na Redação e pelo menos 475 pontos em cada uma das provas objetivas do Enem.

 Acordo com universidades estrangeiras

Desde 2014, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem acordo firmado com universidades portuguesas (Coimbra e Algarve) para aproveitamento dos resultados do exame para ingresso em suas graduações.

 A Universidade do Algarve congrega unidades de ensino superior universitário e politécnico e criou ainda um incentivo aos estudantes internacionais, ao reduzir o valor da anuidade. Assim, os aprovados com melhor classificação pagarão mil euros. O custo da mensalidade de um quarto em uma residência acadêmica é de R$ 525.

Veja vídeo publicado pela UAlg em seu canal no Youtube o relato de uma estudante da Universidade de Brasília (UnB), que faz intercâmbio na instituição portuguesa: