Fonte: CB
Foto: CB

De acordo com o levantamento feito pelo site, em parceria com os chefes das unidades do hospital Regional do Gama, dados comprovados pela direção do hospital, existem hoje, 515 pacientes à espera de cirurgia ortopédica na unidade.

Em 2009, a Secretaria de Saúde criou o ‘Programa Fila Zero’, tendo, zerado a espera por cirurgias de ortopedia e clínica geral nas unidades do Paranoá, Planaltina e Ceilândia em 2011 com o programa.

No mesmo ano, segundo a assessoria de imprensa da pasta, 758 pacientes que esperavam por cirurgias ortopédicas no hospital do Gama foram operados entre janeiro e dezembro de 2011. Fato confirmado pelo Ministério Público.

Atualmente, passados (04) anos, a fila voltou a crescer com 515 pacientes que aguardam por cirurgia ortopédica no hospital do Gama.

No levantamento por demanda, há hoje, 90 pacientes no pronto-socorro aguardando cirurgia; 40 em casa; 50 internados; 230 à espera de cirurgia de joelho; 65 de ombro e, 40 de quadril de maioria idoso.

Segundo enfermeiros do centro cirúrgico, ocorrem (03) três cirurgias eletivas – agendadas – por turno, no período de (06) horas, quando não há intercorrências, que relatam ser de praxe, como falta de material e profissional.

Fonte: com a colaboração dos profissionais da enfermagem e médicos da unidade.