A Controladoria-Geral da União (CGU) promove mais uma edição do curso virtual “Controle Social e Cidadania”. A capacitação é voltada a servidores municipais, conselheiros, lideranças comunitárias, representantes de ONGs, professores, alunos e demais cidadãos interessados em acompanhar e participar da gestão pública. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 17 e 19 deste mês pelo endereço: http://escolavirtual.cgu.gov.br/ead/

No total, são oferecidas 750 vagas. As aulas são realizadas, via Internet, no período de 24 de setembro a 16 de outubro, com carga de 40 horas de estudo. O conteúdo programático está estruturado em três módulos: “A participação popular no estado brasileiro”; “O controle das ações governamentais”; e “O encaminhamento de denúncias aos órgãos responsáveis”.


Os inscritos devem ter disponibilidade mínima de uma hora diária para realização das atividades propostas; e possuir conhecimentos básicos de informática, como navegação em sites e uso de e-mail. Os alunos são avaliados por suas participações nos fóruns temáticos e por meio de provas objetivas sobre os tópicos estudados. Ao final do curso, recebem certificado de conclusão aqueles que obtiverem, no mínimo, 70% de aproveitamento geral.



Como parte da reformulação, em andamento, do Programa Olho Vivo no Dinheiro Público – mantido pela CGU para promover ações de estímulo ao controle social –, o curso virtual de “Controle Social e Cidadania” também está sendo reavaliado e atualizado. Uma nova versão será lançada até o final deste ano.