Passageiros viajam com mascaras para evitarem infecções em aviões

Pequim – Dois novos casos de infecção humana pelo vírus H7N9, um dos quais fatal, foram detectados no leste da China, elevando para três o número de mortes devido à doença, informaram hoje as autoridades da província de Zhejiang.

A vítima mortal, a terceira desde que foi anunciado o primeiro caso de infecção humana com este vírus de origem animal, é um cozinheiro de 38 anos, adianta um comunicado oficial. O outro novo caso é um reformado, com 67 anos, residente em Hangzhou, a capital da província de Zhejiang.


O comunicado não precisa como os dois contraíram o vírus, mas indica que nenhuma das pessoas que tiveram contacto directo com eles apresentou até agora sintomas da doença.
A estirpe H7N9 da gripe aviária, que até agora nunca se tinha detectado em humanos, infectou no total nove pessoas na China oriental, três das quais acabaram por morrer. 

A Organização Mundial de Saúde informou na terça-feira estar a acompanhar o aparecimento em humanos, na China, de um tipo de gripe aviária que até agora só havia sido detectado em animais, considerando crucial perceber como o vírus infectou as pessoas.

Em conferência de imprensa em Genebra, a porta-voz da agência da ONU, Fadela Chaib, reconheceu ter sido “a primeira vez que [o vírus] H7N9 foi detectado em humanos”, mas assegurou que até agora não há indicação de que possa transmitir-se de pessoa para pessoa.