Anestesistas enfermeiros administram cerca de 65 por cento de anestésicos dadas a pacientes nos Estados Unidos – foto MERCER UNIVERSYT
A saúde pública do Distrito Federal está frequentemente na mídia local, e muitas vezes na nacional. No momento, é pela falta de anestesistas no Hospital de Base. Quanto a isso, o Brasil poderia copiar alguns sistemas de saúde americanos, em que o enfermeiro é habilitado a exercer essa função, obviamente após curso de especialização. Aliás, no Brasil, o enfermeiro na maioria das vezes, é um profissional subutilizado, o que, sem dúvida, é um desperdício, já que esse profissional não tem espaço para exercer grande parte do que aprendeu na faculdade. As universidades investem muito dinheiro na formação de um profissional para depois não contar com o devido retorno para a população.
#Aline Guimarães
Cidade de Águas Claras – Brasília
Caderno Opinião/CB

Geórgia-EUA

O Conselho de Credenciamento de Programas Educacionais de enfermeiros anestesistas desenvolvido pela Universidade Mercer de medicina e o Centro Médico da Geórgia se uniram para enfrentar a grande carência de certificados de anestesistas enfermeiros (CRNAs) em todo o país.

”Este programa, que é o segundo no estado da Geórgia, irá preencher uma necessidade tremenda de anestesistas em nosso estado” observou Matthew W. Kervin, CRNA e diretor do programa associado.  
Os alunos do 28º mês de programa (sete semestres), cursarão anatomia, farmacologia, fisiologia, anestesia, pesquisa e liderança, entre outros. Eles também serão capazes de obter todas as necessidades de clínicos no Centro de Medicina da Central Geórgia, um dos centros mais movimentados de cirurgia no estado, com 33.000 casos cirúrgicos e 3.100 partos por ano.

“Estabelecer um programa de enfermeiros anestesistas tem sido uma meta do centro médico há quase 20 anos”, diz ele. “Estamos muito animados e satisfeitos com a parceria com uma instituição do calibre de Mercer.” afirmou o diretor do Programa Mestres Roger, do Centro Médico Central da Geórgia.
Para obter informações adicionais sobre o programa enfermeiros anestesistas, entre em contato com Matthew Kervin por telefone (478-633-1609) ou por e-mail ([email protected]).