Elliot Smith

@ElliotSmithCNBC

PONTOS CHAVE

  • As preocupações com a inflação levaram a um forte aumento nos rendimentos dos títulos nas últimas semanas – mais notavelmente no valor de referência do Tesouro dos EUA em 10 anos – e uma queda nos preços dos títulos.
  • O mercado está agora se adaptando à possibilidade de que os rendimentos dos títulos continuem a aumentar.
  • Em uma nota na sexta-feira, a Capital Economics elevou sua previsão para o rendimento de 10 anos dos EUA para 2,25% no final de 2021 e 2,5% no final de 2022 de 1,5% e 1,75% anteriormente.
Comerciantes no pregão da Bolsa de Valores de Nova York.
Comerciantes no pregão da Bolsa de Valores de Nova York.Fonte: NYSE

As preocupações dos investidores com um aumento da inflação são equivocadas e os mercados de títulos estão em seu ponto mais atraente desde 2015, de acordo com o gerente de portfólio da Quilter Investors, Sascha Chorley.

As preocupações com a inflação levaram a um forte aumento nos rendimentos dos títulos nas últimas semanas – mais notavelmente no Tesouro dos EUA de 10 anos de referência – e uma queda nos preços dos títulos (já que os preços se movem inversamente aos rendimentos). 

O aumento da inflação geralmente é uma má notícia para os títulos, pois corrói seu valor. As ações são vistas como uma aposta melhor para os investidores neste ambiente.

Mas em um comunicado na sexta-feira, Chorley expressou ceticismo de que uma forte inclinação da inflação está a caminho. 

“Se você olhar para as expectativas de inflação baseadas no mercado, é verdade que as indicações estão acima da meta de 2% estabelecida por muitos bancos centrais”, disse ele. “Mas, crucialmente, tem havido um aumento constante desde 2020, em vez de um aumento acentuado.” 

Ele disse que, dados os rendimentos dos títulos atuais e a forma das curvas de rendimento, “este parece ser o melhor momento para adicionar aos títulos do governo desde 2015. Começar a adicionar alguma exposição de renda fixa pode ser bastante prudente para adicionar algum lastro às carteiras. ”

Treasuries Americanos: Como Investir em Títulos Públicos Americanos

Embora reconheça que a inflação tem potencial para subir, Chorley argumentou que os problemas estruturais causados pela pandemia, como um aumento no desemprego à medida que as medidas de apoio são desfeitas, podem restringir o poder de compra. 

“Além disso, muita ênfase está sendo dada à massa de economia que foi acumulada durante os bloqueios. Mas não há garantia de que essa pilha de dinheiro será gasta, especialmente porque o acúmulo ocorreu em grande parte em famílias mais ricas ”, disse ele. 

“Os bancos centrais também garantirão que a inflação não saia do controle e tenham muito espaço em seu arsenal de políticas para esmagar quaisquer picos.”

Seus comentários foram feitos depois que o Federal Reserve dos EUA agiu para acalmar as especulações de que a inflação poderia desencadear um aperto da política monetária, sinalizando que não pretende aumentar as taxas até 2023, e o Banco da Inglaterra deu um tom similarmente pacífico na quinta-feira. 

A opinião de Chorley não é muito difundida, no entanto, e muitos investidores estão se preparando para um aumento prolongado nos rendimentos dos títulos.

Em nota na sexta-feira, a Capital Economics elevou sua previsão para o rendimento dos EUA em 10 anos para 2,25% no final deste ano, e 2,5% até 2022, de 1,5% e 1,75% anteriormente.

O rendimento de 10 anos caiu ligeiramente para cerca de 1,6822% na manhã de segunda-feira.

A Capital Economics citou a aparente disposição do Fed em aceitar rendimentos mais altos de longo prazo e a capacidade do governo Biden de sustentar uma postura fiscal extremamente frouxa que proporcionará um grande impulso à economia dos EUA nos próximos anos.

O presidente Joe Biden assinou recentemente um pacote de estímulo de US $ 1,9 trilhão e os democratas já estão traçando um segundo plano de gastos focado em infraestrutura de longo prazo ainda este ano.

Investimento em valor versus crescimento 

Quando se trata de investir em ações, Chorley recomendou que os investidores busquem ações de valor – que são consideradas baratas em comparação com o desempenho financeiro da empresa – em vez de ações de crescimento – que são julgadas pelos investidores como tendo forte potencial de ganhos futuros. A recente agitação no mercado de ações fez com que ações de alto crescimento, como as gigantes da tecnologia dos Estados Unidos, sofressem forte impacto. 

“O valor está estagnado há algum tempo, mas as coisas estão melhorando com o aumento das expectativas de crescimento e este ambiente de rendimento crescente e, como tal, agora pode ser a hora de começar a adicionar um peso mais substancial às carteiras”, disse Chorley. 

No entanto, apesar de se falar muito sobre uma “rotação” de ações de crescimento para ações de valor nos últimos meses, Mobeen Tahir, diretor associado de pesquisa do WisdomTree, disse à CNBC na sexta-feira que as duas pontas do mercado de ações não precisam ser mutuamente exclusivas. 

Existe essa tensão entre os investidores porque, por um lado, você tem esse componente de valor que deve se recuperar à medida que vemos a recuperação cíclica se desdobrar no ano que vem, mas ao mesmo tempo os investidores também estão olhando para a exposição temática, porque eles continuam a buscar oportunidades que tenham uma longa vida útil ”, disse Tahir. 

Tahir sugeriu que, com mais opções disponíveis do que nunca para buscar exposição direcionada a temas como inteligência artificial, digitalização e transição para energia limpa, os investidores podem buscar crescimento além da tradicional “abordagem de capitalização de mercado pura”. 

“Achamos que há uma oportunidade de ter um pouco de ambos, porque em 2021, poderemos ver que o crescimento e o valor podem realmente coexistir.”