Podemos passa a integrar a lista de partidos que recusaram convite do PL para compor a chapa presidencial e reforça posição de neutralidade na disputa pelo Palácio do Planalto
A deputada federal Renata Abreu (SP), presidente nacional do Podemos, anunciou nesta terça-feira (4) que o partido recusou o convite do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para indicar o candidato a vice-presidente na chapa do PL. Após consultar as lideranças da legenda em todo o país, a sigla decidiu manter neutralidade na disputa pelo Palácio do Planalto.
O convite havia sido confirmado no último domingo (2), durante a convenção do Republicanos, em São Paulo, que oficializou a candidatura do governador Tarcísio de Freitas à reeleição. Na ocasião, Renata afirmou que não tomaria a decisão de forma individual e que ouviria as lideranças estaduais antes de definir a posição nacional do partido.
Ao anunciar a decisão, a presidente do Podemos afirmou que a neutralidade representa o sentimento de parte do eleitorado que rejeita a polarização política.
“Depois de ouvir o partido de norte a sul, de construir essa decisão de forma coletiva, o Podemos definiu permanecer neutro na disputa presidencial. E essa posição representa milhões de brasileiros que não aguentam mais ver a divisão ocupar o lugar da união, ver o confronto ocupar o lugar do diálogo e ver a polarização ocupar o lugar de soluções.”
Segundo Renata Abreu, o partido continuará atuando com independência, defendendo o diálogo entre diferentes correntes políticas e respeitando as diversas posições existentes dentro da própria legenda.
Ela acrescentou que preservar a unidade interna sem abrir mão dos princípios do Podemos faz parte da identidade da sigla e defendeu a construção de consensos para enfrentar os desafios do país.
Novo revés para Flávio
A decisão do Podemos representa mais uma dificuldade para o projeto presidencial de Flávio Bolsonaro na reta final das convenções partidárias. Nas últimas semanas, outras legendas de centro também optaram por não aderir nacionalmente à candidatura do senador, reduzindo as possibilidades de formação de uma aliança ampla.
Com a recusa do Podemos, o PL chega aos últimos dias do prazo das convenções sem anunciar uma composição nacional para a vice-presidência. Caso esse cenário seja mantido, a tendência é que o partido escolha um nome de seus próprios quadros para completar a chapa que será registrada na Justiça Eleitoral até 15 de agosto.




