As obras do novo hospital da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), recebeu, nesta terça-feira (17), visita técnica do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro. O foco foi o avanço das obras, que estão 82% concluídas. O hospital ampliará a assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o ensino e a pesquisa em saúde na região.
“Acompanhamos de perto o andamento das obras e reafirmamos o compromisso com a entrega desse equipamento”, disse Chioro. Segundo o presidente da Ebserh, a nova estrutura proporcionará novas capacidades e maior alcance assistencial para a população. O superintendente do HUJM, Reinaldo Gaspar da Mota, complementou dizendo que “o hospital será inteligente, com alta tecnologia, voltado à formação de profissionais e à ampliação do acesso à saúde pública de qualidade”.
Localizado no quilômetro 16 da rodovia MT-040, o hospital contará com 58 mil m² de área construída e investimento de R$ 207 milhões do Governo Estadual e da UFMT. A unidade hospitalar visa atender à crescente demanda por serviços de saúde de qualidade na região. “Apresentamos a obra atual e analisamos o fluxo de pessoas, da estrutura, do local e das demandas de equipamentos”, explicou Reinaldo.
O novo hospital da UFMT contará com 286 leitos, sendo 55 de terapia intensiva – 30 adultos, 10 de cuidado intensivo neonatal e 15 de cuidado intermediário neonatal. Serão 45 consultórios e nove salas cirúrgicas. A estrutura inclui laboratórios, setor de diagnóstico por imagem (com equipamentos como ressonância magnética), agência transfusional com coleta e um Centro de Ensino Baseado em Simulação. O projeto adota tecnologia digital e práticas sustentáveis.
Debate público
O presidente da Ebserh, o superintendente do HUJM, autoridades locais e representantes dos usuários do SUS participaram da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), com o tema “Compromisso social e a ampliação do perfil assistencial do novo Hospital Universitário da UFMT”. A audiência foi requerida pela Comissão da Saúde, Previdência e Assistência Social da ALMT.
Segundo o deputado estadual Lúdio Cabral, presidente da Comissão, “O novo hospital será estratégico não apenas para Cuiabá, mas para o interior do estado, em diversas especialidades”. Chioro reforçou que “se trata de uma nova instituição que amplia sua vocação no atendimento de alta complexidade, fortalecendo também as atividades de ensino, pesquisa e inovação, que são pilares da UFTM. O apoio da Ebserh, do Ministério da Educação e do Governo Federal está alinhado para transformar esse projeto em realidade”.
Entre os desafios abordados estão a definição do perfil assistencial da nova unidade, alinhado à saúde pública local, e a captação de recursos destinados à aquisição de mobiliário, softwares e equipamentos. A conclusão está prevista para dezembro de 2025.