O campeão da Libertadores derrota o atual vencedor da Champions League
PASADENA (EUA) – No duelo entre os atuais campeões da América e Europa, brilhou a Estrela Solitária. Nesta quinta-feira (19), o Botafogo fez história e venceu o PSG por 1 a 0, no Rose Bowl, em Pasadena, pela Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Igor Jesus fez o gol do Fogão.
O GOL ÉPICO DE IGOR JESUS QUE COROU O CAMPEÃO DO BRASIL E DA AMÉRICA COM A VITÓRIA EM CIMA DO CAMPEÃO DA EUROPA! SOMOS O GLORIOSO! 🔥🌟 #VamosBOTAFOGO #FIFACWC #TakeItToTheWorld
📲 Todos os jogos do Glorioso no app DAZN, grátis. Cadastre-se em: https://t.co/oXCYJqDpOc pic.twitter.com/APEC4lwH2u
— Botafogo F.R. (@Botafogo) June 20, 2025
A equipe francesa iniciou a partida como se esperava, com mais posse de bola e no ataque. Aos poucos, o Glorioso passou a ter as suas oportunidades. Aos 34 minutos da primeira etapa, Igor Jesus driblou Pacho, finalizou e fez um golaço, que garantiu uma dos episódios mais bonitos da vitoriosa história do Botafogo.
O triunfo também marca a quebra de um tabu para o futebol brasileiro. Foi a primeira vitória de um clube nacional sobre um europeu no Mundial de Clubes em quase 13 anos, sendo a última vez a conquista do Corinthians sobre o Chelsea, em 2012.
Como foi o jogo?
A equipe francesa precisou de um minuto para finalizar pela primeira vez. Kvaratskhelia recebeu na esquerda, invadiu a área, chutou colocado e John fez boa defesa. A defesa alvinegra teve dificuldades para marcar o georgiano, que, pouco depois, voltou a finalizar da mesma posição, mas a bola foi para fora.
Artur foi o jogador mais agudo do Botafogo no início da partida. Aos seis minutos, o atacante fez boa jogada individual, arriscou de fora da área e Donnarumma defendeu com segurança. O PSG tinha mais a posse de bola, e chegou a ter 90% da posse de bola.
Passados os primeiros 15 minutos de dominação, o PSG começou a sentir o cansaço, fruto do calor na Califórnia, e abriu espaço para o Botafogo. Aos 26 minutos, Artur cruzou na área e Igor Jesus por pouco não cabeceou na pequena área, mas Beraldo afastou.
A estrela do Botafogo brilhou aos 35 minutos. Os franceses mostraram que também têm suas fraquezas: deram espaço, e Savarino lançou Igor Jesus, que driblou Pacho, chutou cruzado e contou com um desvio para enganar Donnarumma e marcar o gol do Fogão. A bola entrou nas mesmas traves onde Baggio perdeu o pênalti na final de 1994, para a conquista do tetracampeonato, um sinal de que o Rose Bowl é, de fato, um lugar onde brasileiros fazem história.
Ídolo Jesus 🔥#FIFACWC | @Botafogo pic.twitter.com/GmmiXg0hze
— Mundial de Clubes da FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) June 20, 2025
A equipe carioca segurou o ímpeto do PSG e foi ao intervalo em vantagem no placar.
Os franceses voltaram ao segundo tempo exercendo pressão. Aos seis minutos, Vitinha cabeceou na pequena área e John defendeu de peito. A resposta do Botafogo foi aos oito minutos. Vitinho cruzou na área, Igor Jesus finalizou de cabeça, mas Donnarumma defendeu no centro do gol.
O PSG se mandou ao ataque e trocava muitos passes na frente da defesa do Botafogo. A zaga do Fogão se postou bem e afastava as inúmeras bolas alçadas na grande área. O maior susto veio aos 33 minutos, quando Barcola aproveitou uma sobre e marcou, mas a arbitragem marcou impedimento.
Nos acréscimos, Kvratshelia teve boa oportunidade em cobrança de falta. O atacante georgiano bateu e a bola passou raspando o travessão. Passado o susto, o Botafogo segurou o ímpeto francês e saiu com a vitória histórica.
O que vem por aí?
A última rodada do Grupo B da Copa do Mundo de Clubes da Fifa será na segunda-feira (22). As duas partidas serão às 16h (de Brasília). O Botafogo encara o Atlético de Madrid, novamente no Rose Bowl, na Califórnia. Em Seattle, o Paris-Saint Germain encara o Seattle Sounders.
Por Marcio Dolzan da Lance