Bastidores políticos revelam PT-DF entre Leila Barros e Reginaldo Veras para 2026
Lula e Leila Barros

Bastidores políticos

O ex-candidato ao Governo do Distrito Federal Leandro Grass (PV) vinham costurando um acordo para as eleições de 2026. Grass, que também é presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), buscava o apoio de Lula para fortalecer sua candidatura.

No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) declarou Grass inelegível por oito anos, a partir de 2022. A decisão, tomada em 4 de março de 2024, foi motivada por “abuso de poder econômico e político” durante a campanha eleitoral de 2022.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu núcleo político que estão em fase de articulações para fortalecer o partido em estados e municípios, com foco na ampliação de cadeiras nas próximas eleições. No Distrito Federal, o PT-DF enfrenta um cenário desafiador, com baixa representatividade que dificulta a conquista do Governo do Distrito Federal (GDF) em 2026, agora também está sem Grass.

Diante desse panorama, alguns articuladores próximos a Lula afirmaram a S&DS o apoio à candidatura da senadora Leila Barros (PDT) como a melhor alternativa para enfrentar as forças opositoras. ‘Leila adquiriu experiência política e relevância no Senado Federal e Brasília terá os dois L em 2026 — Lula e Leila,’ afirmaram. 

Análise do cenário

O PT-DF reconhece que, por si só, não possui força suficiente para alcançar a cadeira do GDF em 2026. O partido terá que buscar, portanto, uma aliança estratégica que amplie suas chances de vitória. A senadora Leila Barros surge como uma opção viável, pois agrega ao PT o seu capital político.

Desafios e perspectivas

A candidatura de Leila Barros ainda enfrenta desafios, como a necessidade de construir uma coligação ampla e competitiva. No entanto, o apoio de Lula pode ser crucial para fortalecer sua candidatura e aumentar suas chances de possível êxito.