Vazamento na Operação Abin: Moraes busca responsáveis por alerta à família Bolsonaro

Foto: rede social de Carlos Bolsonaro.

Brasília, 29 de janeiro de 2024 – A investigação sobre um esquema de espionagem ilegal na Abin ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira (29). A ação da Polícia Federal (PF) teve como alvos o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e pessoas ligadas a ele, incluindo assessores e familiares.

No entanto, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo menos dois de seus filhos, Flávio (PL-RJ) e Eduardo (PL-SP), frustraram parte da operação ao deixarem a casa de praia da família em Angra dos Reis antes da chegada da equipe da PF. A informação do vazamento da operação chegou à família Bolsonaro horas antes da ação, o que gerou questionamentos e pedidos de investigação por parte do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou as buscas e apreensões.

Investigação em curso:

A investigação mira um suposto esquema de espionagem montado por Carlos Bolsonaro e aliados dentro da Abin durante o governo de seu pai. O objetivo seria monitorar adversários políticos, incluindo ministros do STF, parlamentares e membros da imprensa.

A operação desta segunda-feira cumpriu 11 mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Carlos Bolsonaro e seus assessores no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. A PF apreendeu celulares, computador da Abin e documentos que podem conter provas do esquema de espionagem.

Moraes busca respostas:

Em despacho sigiloso, o ministro Alexandre de Moraes determinou que a PF investigue o vazamento da operação para a família Bolsonaro. Moraes quer saber quem teve acesso à informação sigilosa e como ela foi repassada aos Bolsonaros.

Repercussão:

A operação da PF e o vazamento da informação para a família Bolsonaro geraram grande repercussão no cenário político brasileiro. Parlamentares da oposição criticaram o esquema de espionagem e pediram uma investigação rigorosa. Já aliados de Bolsonaro minimizaram as acusações e defenderam o ex-presidente e seus filhos.

A investigação sobre o esquema de espionagem na Abin ainda está em andamento e é possível que novas operações sejam deflagradas nos próximos dias. O caso é considerado de grande gravidade e pode ter implicações importantes para o futuro político do país.