Descubra quem são os deputados distritais com mais tempo de mandato na CLDF

Descubra quem são os deputados distritais com mais tempo de mandato na CLDF
CLDF: Deputados distritais (2023 - 2026) Nona Legislatura

A Câmara Legislativa está em sua ‘Nona Legislatura (2023 – 2026)’.

Em 1990, os eleitores do Distrito Federal puderam escolher pelo voto direto o seu governador e os primeiros 24 deputados distritais.

Primeira Legislatura (1991-1994)

DEPUTADOS SUPLENTES
    Agnelo Queiroz – PC do B

    Aroldo Satake – PPB

    Benício Tavares – PTB

    Carlos Alberto – PPS

    Cláudio Monteiro – PRP

    Edimar Pireneus – PMDB

    Eurípedes Camargo – PT

    Fernando Naves – PPB

    Geraldo Magela – PT

    Gilson Araújo – PPB

    Jorge Cauhy – PMDB

    José Edmar – PMDB

    José Ornellas – PL

    Lúcia Carvalho – PT

    Manoel de Andrade-PMDB

    Maria de Lourdes Abadia- PSDB

    Maurílio Silva – PTR

    Padre Jonas – PSD

    Pedro Celso – PT

    Peniel Pacheco – PSDB

    Rose Mary Miranda-PMDB

    Salviano Guimarães-PSDB

    Tadeu Roriz – PPB

    Wasny de Roure – PT

    Cícero Miranda – PFL

    Danton Nogueira – PPB

    Odilon Aires – PMDB

Na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), alguns rostos são familiares há várias legislaturas, contrastando com a rotatividade dos eleitos. Chico Vigilante (PT) lidera esse grupo, em sua quinta investidura como distrital. Sua jornada legislativa é marcada por incursões em áreas críticas: segurança, saúde, defesa do consumidor (com a emblemática CPI dos Combustíveis), educação, ocupação do solo e moralização do Legislativo.

O retorno de Chico em 2010 coincidiu com o PT no comando local e a ascensão de Dilma Rousseff à presidência, reforçando seu papel crítico, oposicionista e propositivo. Reeleito em 2014, ele se consolidou como voz preeminente de oposição ao governo de Rodrigo Rollemberg, apontando falhas e apresentando alternativas.

Já Robério Negreiros (PSD) trilha sua terceira jornada como distrital, com participação destacada em comissões-chave. Presidiu a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo e a de Segurança, além de ser vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Seu atual mandato o coloca na 2ª Secretaria da Mesa Diretora, com incumbências cruciais relacionadas ao orçamento e administração do Legislativo.

Wellington Luiz (MDB), regressou à CLDF para sua terceira legislatura. Logo em janeiro de 2023, foi eleito por unanimidade presidente da Casa, consolidando uma carreira política de destaque. Sua atuação anterior e a recondução ao cargo máximo da Assembleia ressaltam sua influência e trânsito entre seus pares.

Enquanto esses políticos acumulam mandatos e experiência, os demais 21 deputados se encontram em seus primeiros ou segundos períodos legislativos, refletindo uma renovação gradual no cenário político local.

A cientista política, Raquel Arraes (UnB), ouvida por S&DS acredita que o ”carreirismo político” é um fator prejudicial à renovação do legislativo distrital.   

“A permanência de deputados carreiristas contrasta com a efemeridade de muitos na política, erguendo perguntas sobre a continuidade de suas influências e papéis em meio a um contexto em constante transformação” afirmou Arraes.