ABBP emite nota de pesar pelo falecimento do pioneiro Danúbio Martins – luta em defesa da Cidade Livre

ABBP emite nota de pesar pelo falecimento do pioneiro Danúbio Martins - luta em defesa da Cidade Livre
Danúbio Martins

Nota de Pesar

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Danúbio Martins Oliveira, um dos personagens mais conhecidos da política brasiliense pela sua eterna luta em defesa da Cidade Livre, criada em 1956 para abrigar os pioneiros candangos que vieram ao Planalto Central para construir Brasília.

Danúbio dedicou grande parte de sua vida à cidade que lhe acolheu e que leva o nome de Núcleo Bandeirante desde 1967. Teve a honrosa oportunidade de ser Administrador Regional da cidade, uma posição semelhante à de prefeito, no início do governo de Agnelo Queiroz.

Ao longo de sua trajetória, Danúbio sempre exerceu papel de grande líder e era conhecido por sua extrema paixão pela comunidade. Sabia frequentar com muita desenvoltura os ambientes políticos e sociais da capital federal.

Em 2014, quando um grupo de jornalistas independentes decidiu criar a ABBP, Associação Brasileira de Portais de Notícias, Danúbio Martins lá estava, mesmo não sendo um escriba da área. Incentivou, deu força ao movimento criado para contrapor os grandes conglomerados de comunicação e ocupar o seu lugar como a nova imprensa da capital federal.

Por esse gesto, Danúbio Martins recebeu o título de “padrinho da ABBP”. Uma honraria que parecia ser simples para muitos, mas que para ele era de uma imensa relevância. Fazia questão de anunciar e ostentar a insígnia da entidade, pregada na lapela do paletó por onde quer que fosse.

Neste momento de tristeza, pedimos a Deus que acolha Danúbio Martins e conforte sua família. Que a sua memória seja sempre lembrada. Que o seu legado de luta e dedicação à Cidade Mãe de todos os candangos permaneça para sempre. Descanse em paz, Padrinho Danúbio.

Brasília-DF, 07 de dezembro de 2023.

ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias