Os efeitos da ansiedade nos alunos durante o Vestibular e o ENEM

Os efeitos da ansiedade nos alunos durante o Vestibular e o ENEM
Luiza Monteiro

O final do ano está chegando e com ele as provas de vestibular e ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) que neste ano irá acontecer nos dias 5 e 12 de novembro. Diante disso, alunos do ensino médio e recém formados que desejam a aprovação no ensino superior se deparam com a proximidade das provas, situação que pode gerar mais nervosismo e ansiedade.

Atualmente no Brasil, cerca de 19 milhões de brasileiros sofrem com a ansiedade,algo em torno de 10% da população, colocando o país no topo do ranking mundial de acordo com a OMS. Ainda segundo a OMS, a depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia.

Esses números sinalizam que muitas pessoas sofrem com crises, por sentirem essa emoção em um nível mais alto que pode vir a gerar prejuízos no dia a dia como: insônia, dificuldade de concentração, medo com o futuro, preocupação constante, pessimismo e procrastinação de afazeres.

É importante lembrar que a ansiedade é uma emoção que faz parte da vida, em algum momento todos iremos sentir. No caso dos estudantes, saber lidar com a ela antes e durante a prova pode ser o diferencial para a aprovação.

Minha atuação tem foco na ansiedade, onde já estou há mais de 7 anos, e tenho visto que um problema comum dos estudantes que não sabem manejar essa situação é que eles estudam muito e na hora da prova sentem tamanho nervosismo, que pode gerar crises de ansiedade ou a sensação de esquecimento, o famoso branco, podendo vir a prejudicar o desempenho e gerar frustração após um ano de estudos.

Todos nós que já passamos por provas como o vestibular, e mais recentemente o ENEM, sabemos o quando é difícil esse momento. Então aqui vão algumas dicas para os vestibulandos:

Não tente controlar seus pensamentos, entenda que a ansiedade é uma emoção que você vai sentir, em função do nervosismo, mas que você pode colocar mais atenção em coisas que te tragam mais tranquilidade, por exemplo: pensar que você está preparado(a) e que está fazendo o seu melhor, irão te deixar bem mais seguro (a). E isso te trará mais tranquilidade.

Caso perceba que o nervosismo está te incomodando muito e te trazendo a sensação do “branco”, tente fazer exercícios de respiração, como se imaginasse um elevador que sobe e desce: puxa o ar quando sobe e solta o ar quando desce. Isso lhe fará colocar mais atenção na sua respiração, te ajudando a melhorar sua concentração.

Em torno de dois dias antes da prova, tente fazer tudo aquilo que te dá mais tranquilidade. Evite grandes períodos de estudo, faça revisões pontuais leves. Procure relaxar, faça exercícios, caminhadas, procure seus amigos, assista a filmes, séries etc.

Caso seja possível, visite o local da prova um ou dois dias antes. O fato de conhecer o local, também pode contribuir para te deixar mais tranquilo (a).

Nunca é demais ressaltar a importância das atividades físicas, sobretudo nas vésperas, pois o fato de gastar mais energia, e o consequente cansaço do corpo, provoca o aumento da produção dos hormônios do prazer e da felicidade, compensando o hormônio do estresse que vai ser produzido por conta do nervosismo.

Nas vésperas é importante não tentar fazer nada de muito novo. Tente manter basicamente a rotina, tente não experimentar coisas muito diferentes, porque a previsibilidade pode ter ajudar a evitar algo inusitado, que eventualmente pode trazer insegurança e gerar mais nervosismo.

Concluo dizendo que a conscientização e os cuidados da saúde mental com o acompanhamento terapêutico antes das provas pode ser determinante para o sucesso do aluno, bem como, esse procedimento nos demais momentos, ajudará nas tomadas de decisão, propiciará a sensação de mais segurança, tranquilidade, contribuirá para a melhoria da autoestima, e naturalmente aumento do bem-estar.

Luiza Monteiro, é graduada em Psicologia pelo UniCEUB, possui pós-graduação em abordagem Sistêmica Familiar pela PUC-GO e especialização em Coaching Pessoal e Profissional pelo IBC.

É palestrante em instituições de ensino público e privado, empresas e entidades diversas. Atua em eventos presenciais e online para profissionais de diversas áreas, além de participar de podcasts e entrevistas em diversos veículos de comunicação.

Psicóloga Luiza Monteiro: Atendimento com foco em ansiedade

Contato: (61) 98118-4885

E-mail: [email protected]