Na tarde de hoje, a senadora Leila Barros, filiada ao PDT, realizou uma reunião de grande relevância com líderes da enfermagem no Distrito Federal. O encontro contou com a presença de Gilney Guerra, Adriano Araújo, professor Júnior e Ivan Rodrigues, figuras influentes no setor, para debater temas cruciais que impactam a sociedade.

O principal objetivo da reunião foi discutir propostas e estratégias para aprimorar a saúde pública, promover melhorias nas condições de trabalho dos profissionais da enfermagem e explorar a possibilidade de candidaturas para a Câmara Federal e Distrital. A senadora Leila Barros reconhece a importância de ter representantes comprometidos com a saúde e bem-estar da população nessas instâncias legislativas.

Enfermagem - Senado Federal

Gilney Guerra, do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), expressou sua preocupação com a situação atual e futura do piso salarial da categoria. Ele enfatizou a necessidade de valorizar não apenas a enfermagem, mas também outras categorias profissionais que desempenham papéis essenciais na área da saúde, garantindo condições adequadas para o exercício de suas funções.

Adriano Araújo abordou a situação da enfermagem forense e compartilhou sua preocupação com o crescente problema do feminicídio na Capital. Ele ressaltou a importância de ter representantes que estejam diretamente envolvidos na atuação forense, trabalhando para solucionar questões sensíveis como essa.

O professor Alberto Medeiros, conhecido como Júnior, destacou que a enfermagem tem se mobilizado politicamente, conquistando duas cadeiras na Câmara Legislativa e sua necessidade de ampliação. No entanto, ele enfatizou a necessidade de ampliar essa representatividade para a Câmara Federal assim as vozes da enfermagem terão ainda mais peso nas decisões políticas.

Ivan Rodrigues, também conhecido como Ivan da Saúde, analisou a atual conjuntura política com destaque para as duas vagas ao senado que serão pleiteadas por Ibaneis Rocha, atual governador do DF, e a própria senadora Leila Barros, que está bem posicionada para a reeleição ou mesmo para uma possível candidatura ao Palácio do Buriti em 2026.

A senadora Leila Barros reforçou seu compromisso com o grupo de enfermeiros e técnicos de enfermagem, destacando a importância de suas contribuições para a construção de propostas inovadoras na área da saúde pública do Distrito Federal. Ela expressou sua preocupação com a crescente onda de feminicídio e a mobilidade na capital, comprometendo-se a lutar por soluções eficazes para esses desafios.

O encontro foi marcado por discussões construtivas e pelo desejo mútuo de promover mudanças positivas no cenário político, especialmente no que diz respeito à saúde pública e ao bem-estar da população. A enfermagem demonstrou disposição para desempenhar um papel ativo na renovação política, buscando melhores condições para a sociedade e para os profissionais de saúde.