Hiponatremia: Mulher morre após ingerir 4 garrafas de água em 20 minutos, sofrendo intoxicação e inchaço cerebral

A mãe de dois desmaiou logo após voltar para casa com o marido e os filhos Crédito: Facebook

Mãe de dois filhos morre após beber quatro garrafas de água em 20 minutos durante dia em família.

Ashley Summers, 35 anos, natural de Indiana, EUA, faleceu de forma trágica enquanto celebrava o feriado de quatro de julho em uma viagem ao Lago Freeman com sua família. No último dia da viagem, Ashley começou a se queixar de dor de cabeça e outros sintomas de desidratação, devido ao calor intenso. Ela sentia uma sede intensa e, mesmo ingerindo uma quantidade significativa de água, sua sede não era saciada, levando-a a beber o equivalente a quatro garrafas de 500ml em apenas 20 minutos.

Ashley Summers, 35, morreu de intoxicação por água depois de beber quatro garrafas em 20 minutos Crédito: Facebook

Ao retornar para casa com seu marido e duas filhas, Ashley desmaiou subitamente na garagem. Ela foi levada de urgência para o Hospital da Universidade Arnett em Indiana, onde foi diagnosticada com grave inchaço cerebral. Infelizmente, Ashley nunca recuperou a consciência.

Os médicos determinaram que a causa da morte foi intoxicação por água, também conhecida como hiponatremia, uma condição causada pela diluição excessiva de sódio no sangue devido à ingestão excessiva de água em um curto período. Isso pode sobrecarregar os sistemas de regulação de fluidos do corpo, especialmente os rins. Os sintomas incluem mal-estar geral, cãibras musculares, dor, náuseas, vômitos e dores de cabeça. Nos casos graves, o cérebro pode inchar, resultando em confusão, convulsões, coma e, em última instância, a morte.

O irmão de Ashley, Devon Miller, estava devastado com a notícia e mencionou que sua irmã parecia não conseguir ingerir água suficiente, o que a levou a beber excessivamente no curto trajeto de barco no Lago Freeman.

O toxicologista Dr. Blake Froberg explicou que casos de intoxicação por água são mais comuns durante o verão, especialmente em pessoas que sentem muita sede devido ao exercício físico ou ao calor. Ele aconselhou que, ao se hidratar, é importante consumir líquidos que contenham eletrólitos, sódio e potássio para manter o equilíbrio do corpo.

Ashley era doadora de órgãos e, após sua morte, seu coração, fígado, rins e alguns ossos longos foram doados para salvar a vida de outras cinco pessoas.

A família estava aproveitando uma excursão de barco no Lago Freeman, que fica aproximadamente 130 quilômetros ao norte de Indianápolis, durante o fim de semana do feriado.