Lula com juros em 13,75% batendo até o pescoço

Edifício-Sede do Banco Central em Brasília
Ivan Rodrigues da Rocha: Lula com juros em 13,75% batendo até o pescoço.

Banco Central mantém taxa Selic em 13,75% ao ano, apesar da pressão do presidente Lula

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (21), manter a taxa Selic, que corresponde aos juros básicos da economia, em 13,75% ao ano. Essa decisão ocorreu mesmo diante da pressão contínua do presidente Lula (PT) e seus apoiadores na Esplanada.

É importante destacar que o Banco Central é um órgão independente do governo federal e seu presidente, Roberto Campos Neto, possui um mandato de dois anos, sem interferências governamentais.

O Copom justificou a manutenção da taxa Selic, apontando que ainda existem riscos em relação à inflação, como possíveis pressões globais sobre os preços e incertezas relacionadas à votação do projeto do marco fiscal no Congresso. Mesmo com as insistências do governo, que não tem cortado os gastos públicos, a decisão do Copom permaneceu inalterada.

Em comunicado divulgado na noite desta quarta-feira, o Copom ressaltou: “O comitê avalia que a conjuntura demanda paciência e serenidade na condução da política monetária e relembra que os passos futuros da política monetária dependerão da evolução da dinâmica inflacionária, em especial dos componentes mais sensíveis à política monetária e à atividade econômica, das expectativas de inflação, em particular as de maior prazo, de suas projeções de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos”.