O reconhecimento tardio da importância dos negros na cultura brasileira: uma reflexão sobre a luta e a história da população negra

Ivan Rodrigues da Rocha
O que tanta gente negra está fazendo na TV?
Vai na Fé: ‘70% dos personagens são preto não sendo uma novela de escravos

O talento e a luta dos negros no Brasil finalmente estão sendo reconhecidos e valorizados nos meios de comunicação. Após anos de exclusão e submissão, as conquistas da população negra na cena brasileira da TV, rádio, cinema, dramaturgia e outros campos artísticos e culturais são uma vitória importante contra a história branca de superioridade.

A data da abolição da escravatura no Brasil, 13 de maio, é um lembrete crucial do progresso que ainda precisa ser feito para a inclusão da população negra. Mas há motivos para celebrar também. Nunca na história da TV no Brasil houve tantos protagonistas negros em destaque, especialmente na Rede Globo, que tem liderado o caminho com atores, atrizes e apresentadores de telejornais que fogem do modelo ultrapassado de diversas emissoras a exemplo de SBT e Record TV.

Essa mudança foi impulsionada pela pressão das redes sociais, que mostraram às grandes emissoras a necessidade de atender à demanda da parcela da sociedade que tem demonstrado que seu lugar é de igualdade aos brancos. Os consumidores, criadores e participantes da história brasileira, os negros, não são mais uma parcela explorada em sua culinária, em sua história e produção, nem motivo de episódios televisivos de exploração pelos senhores feudais das TVs.

A mudança que estamos presenciando na representação dos negros na mídia é uma resposta tardia e necessária à sua contribuição na construção da identidade cultural do Brasil. O talento e a luta dos negros são parte intrínseca da história, música, culinária, educação e muitos outros aspectos da cultura brasileira. Não é mais possível ignorar ou tentar esconder essas contribuições valiosas.

Portanto, é hora de comemorar as conquistas que foram alcançadas, mas também continuar a lutar pela inclusão e pelo reconhecimento pleno da população negra na sociedade brasileira. É importante reconhecer a importância dos negros e de suas contribuições na construção da cultura brasileira, e garantir que eles tenham o lugar que merecem em todos os campos da sociedade.