Take this quiz to find out what style of screentime parent you are.
LA Johnson/NPR

O comportamento de minha esposa em relação ao Instagram está começando a me preocupar. Não só ela usa a rede social em excesso, mas também parece que ela está perdendo a conexão com a vida real. Eu entendo que as redes sociais são uma parte integrante de nossas vidas, mas o fato de ela estar acordando, tomando café da manhã, almoçando e jantando no Instagram é uma clara indicação de que algo está errado.

Eu me preocupo com o impacto que isso está tendo em nosso relacionamento e, especialmente, em nossos filhos. Eles já estão começando a notar que a mãe está sempre olhando para o celular, em vez de se envolver com a família.

A presença constante do Instagram em nossas vidas também está começando a prejudicar nossa comunicação. Ao invés de termos conversas significativas sobre nossas vidas e nossos sentimentos, estamos nos comunicando através de mensagens no Instagram.

Leia também: ATÉ QUE A REDE SOCIAL OS SEPARE – Maridos saem para trabalhar e esposas vão para as redes

Ela fica expondo nossos filhos, nosso cotidiano, só falta querer filmar nossa relação íntima que piorou com o excesso do uso da rede. Atualmente ela não está trabalhando, um especialista me disse que talvez um trabalho diário, possa colocá-la na vida como ela é. Isso é um problema, porque é difícil construir um relacionamento significativo com um pessoa alienada.

Além disso, o uso excessivo do Instagram também está afetando a saúde mental de minha esposa. Ela está constantemente comparando sua vida com a vida dos outros no Instagram, o que tem levado à ansiedade e depressão. Ela também está se esforçando para criar uma imagem perfeita no Instagram, o que para mim é extremamente estressante.

Como marido e pai, sinto que é minha responsabilidade ajudar minha esposa a encontrar um equilíbrio saudável entre o uso do Instagram e a vida real.

Precisamos encontrar maneiras de nos conectar como família sem a presença constante do Instagram. Precisamos fazer atividades juntos, ter conversas significativas e apreciar a presença um do outro sem a exposição de nossas vidas.

Tenho conversado com meus filhos sobre o uso responsável das redes sociais. Preciso ajudá-los a entender que o Instagram não é a vida real e que precisamos estar presentes e envolvidos em nossas vidas para ter relacionamentos significativos e saudáveis.

Em resumo e como exemplo aos demais, o comportamento de minha esposa em relação ao Instagram está começando a prejudicar nosso relacionamento e nossa família como um todo.