Na tarde de ontem (15/2), um grupo de pebas que tentaram assumir o controle do beco situado na Quadra Qs 10 conjunto 5b, para o tráfico de drogas foram surpreendidos pela força e presença dos valorosos policiais militares do 28º Batalhão de Polícia Militar (uma viatura do GTOP e quatro guarnição de serviço ordinário).

Foto: PMDF
PMDF faz autuação em flagrante de motoboy no Riacho Fundo I

O grupo que se instalou no beco, após alugarem apartamento em um prédio de frente, acreditando que encarando e intimidando os moradores lograria êxito em sua atividade criminosa, se deram mal ao fazer cara feia ao tentar intimidar o sargento Parrini da corporação que estava à paisana.

Como os agentes de segurança pública – policiais militares, federais, civis, rodoviária federal – possuem o dever de agir ao se depararem com uma suposta ação delituosa, o sargento ao perceber o movimento de um motoboy junto ao grupo, efetuou a prisão do mesmo.

(….) O policial desempenha função de permanente vigilância e combate à criminalidade, tendo, nos termos do art. 301 do Código de Processo Penal o dever de efetuar a prisão a qualquer momento do dia ou noite, de quem quer que seja encontrado em flagrante delito (flagrante compulsório), ainda que não estando de serviço.

Foi encontrado no celular do motoboy fotos de grande quantidade de maconha preparada para distribuição. O mesmo alegou que a maconha “era de seu parceiro e que era menor de idade”. O mesmo não possuía carteira de motorista e afirmou que prestava serviço para uma farmácia da cidade, o que foi constatado após ligarem para o proprietário e verificação no sistema do DETRAN-DF.

O menor (motoboy) foi conduzido para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), a moto enviada para o deposito e os demais – aprendizes de traficantes – se evadiram às pressas, ao perceber a movimentação da quantidade de viaturas. 

Segundo a PM, os pebas já haviam sido fotografados anteriormente, e estão nos arquivos da PCDF.