Os resultados da autópsia de Anastasia Weaver, de 6 anos, podem levar semanas. Mas os ativistas antivacina online precisaram apenas de algumas horas após seu funeral nesta semana para culpar infundadamente a vacina COVID-19.

Uma prolífica conta no Twitter postou o nome de Anastasia e o retrato sorridente de dança em um tweet com um emoji de seringa. Um usuário do Facebook enviou uma mensagem para sua mãe, Jessica Day-Weaver, chamando-a de “assassina” por ter vacinado seu filho.

Na realidade, a criança do jardim de infância de Ohio experimentou problemas de saúde ao longo da vida desde seu nascimento prematuro, incluindo epilepsia, asma e hospitalizações frequentes com vírus respiratórios. “Os médicos não nos deram nenhuma informação além de que era devido a todas as suas condições crônicas. … Nunca se pensou que poderia ser da vacina ”, disse Day-Weaver sobre a morte de sua filha.

Mas esses fatos não importavam online, onde Anastasia foi rapidamente adicionada a uma lista crescente de centenas de crianças, adolescentes, atletas e celebridades cujas mortes e ferimentos inesperados foram incorretamente atribuídos às vacinas do COVID-19. Usando a hashtag #diedsuddenly, os teóricos da conspiração online inundaram as mídias sociais com notícias, obituários e páginas do GoFundMe nos últimos meses, deixando as famílias enlutadas lutando contra as mentiras.

Há o apresentador de televisão brasileiro de 37 anos que desmaiou ao vivo por causa de um problema cardíaco congênito. O cavaleiro de touro de 18 anos não vacinado que morreu de uma doença rara. A atriz de 32 anos que morreu de complicações de infecção bacteriana.

O uso de “morreu repentinamente” – ou uma versão com erros ortográficos – aumentou mais de 740% em tweets sobre vacinas nos últimos dois meses em comparação com os dois meses anteriores, a empresa de inteligência de mídia Zignal Labs descobriu em uma análise realizada para o The Imprensa Associada. A explosão da frase começou com a estreia no final de novembro de um “documentário” online com o mesmo nome, dando poder ao que os especialistas dizem ser uma abreviação nova e prejudicial.

“É uma espécie de linguagem de grupo, uma espécie de piscadela, piscadela, cutucada”, disse Renee DiResta, gerente de pesquisa técnica do Stanford Internet Observatory. “Eles estão pegando algo que é uma maneira relativamente rotineira de descrever algo – as pessoas, de fato, morrem inesperadamente – e, ao atribuir uma hashtag a isso, agregam todos esses incidentes em um só lugar.”

A campanha causa danos além da internet, disse a epidemiologista Dra. Katelyn Jetelina.

“O perigo real é que isso acaba levando a ações do mundo real, como não vacinar”, disse Jetelina, que rastreia e detalha os dados do COVID para seu blog, “Your Local Epidemiologist”.

Estudos rigorosos e evidências do mundo real de centenas de milhões de injeções administradas provam que as vacinas COVID-19 são seguras e eficazes . As mortes causadas pela vacinação são extremamente raras e os riscos associados à não vacinação são muito maiores do que os riscos da vacinação. Mas isso não impediu que os teóricos da conspiração lançassem uma variedade de acusações falsas sobre as vacinas.

O filme “Morreu de repente” apresenta uma montagem de manchetes encontradas no Google para sugerir falsamente que elas provam que mortes súbitas “nunca aconteceram assim até agora”. O filme acumulou mais de 20 milhões de visualizações em um site alternativo de compartilhamento de vídeos, e sua conta no Twitter acompanha postagens sobre mais mortes e ferimentos diariamente.

Uma análise da AP de mais de 100 tweets da conta em dezembro e janeiro descobriu que as alegações sobre os casos relacionados à vacina eram amplamente infundadas e, em alguns casos, contrariadas por informações públicas. Algumas das pessoas apresentadas morreram de doenças genéticas, overdose de drogas, complicações de gripe ou suicídio. Um morreu em um acidente de surf.

Os cineastas não responderam a perguntas específicas da AP, mas emitiram uma declaração que referenciava um “aumento de mortes súbitas” e uma “taxa COMPROVADA de excesso de mortes”, sem fornecer dados.

O número geral de mortes nos EUA foi maior do que o esperado desde o início da pandemia de COVID-19, em parte por causa do vírus, overdoses e outras causas . As vacinas COVID-19 impediram quase 2 milhões de mortes nos EUA apenas no primeiro ano de uso.

Algumas mortes exploradas no filme são anteriores à pandemia. A escritora californiana Dolores Cruz publicou um ensaio em 2022 sobre o luto por seu filho, que morreu em um acidente de carro em 2017. “Morreu de repente” usou uma captura de tela da manchete do filme, retratando sua morte como relacionada à vacina.

“Sem minha permissão, alguém pegou sua história para mostrar um lado, e eu não aprecio isso”, disse Cruz em uma entrevista. “Seu legado e memória estão sendo manchados.”

Outros apresentados no filme sobreviveram – mas foram forçados a assistir a clipes de suas emergências médicas deturpados em todo o mundo. Para o apresentador de TV brasileiro Rafael Silva, que desmaiou enquanto fazia uma reportagem no ar por causa de uma anormalidade cardíaca congênita, a desinformação online gerou uma onda de assédio antes mesmo do filme “Morreu de repente” usar a filmagem.

“Recebi mensagens dizendo que deveria ter morrido para servir de exemplo para outras pessoas que ainda pensavam em tomar a vacina”, disse Silva.

Muitas das postagens online não citam evidências, exceto que a pessoa que morreu foi vacinada em algum momento no passado, usando uma estratégia comum de desinformação conhecida como falácia post hoc, de acordo com Jetelina.

“As pessoas assumem que uma coisa causou outra simplesmente porque a primeira coisa precedeu a outra”, disse ela.

Algumas alegações sobre aqueles que sofreram problemas cardíacos também armam um núcleo de verdade – que as vacinas COVID-19 podem causar problemas raros de inflamação cardíaca, miocardite ou pericardite, especialmente em homens jovens. Especialistas médicos dizem que esses casos são geralmente leves e os benefícios da imunização superam em muito os riscos.

A narrativa também alavancou momentos de destaque, como o colapso do safety Damar Hamlin, do Buffalo Bills, quando ele sofreu uma parada cardíaca durante um jogo no mês passado, após um forte golpe no peito. Mas a parada cardíaca súbita tem sido uma importante causa de morte nos Estados Unidos – e especialistas médicos concordam que a vacina não causou a lesão de Hamlin.

Para algumas famílias, a desinformação representa um desvio de seu foco real: entender por que seus entes queridos morreram e prevenir tragédias semelhantes.

O filho de Clint Erickson, Tyler, morreu em setembro, pouco antes de seu aniversário de 18 anos, enquanto jogava golfe perto de sua casa na Flórida. A família sabe que seu coração parou, mas ainda não sabe exatamente o motivo. Tyler não foi vacinado, mas sua história apareceu no filme “Morreu de repente”.

“Incomoda-me que ele seja usado dessa forma”, disse Erickson. Mas “o maior problema pessoal que tenho é tentar encontrar uma resposta ou um fechamento para o que causou isso”.

Day-Weaver disse que era perturbador ver pessoas explorando a morte de sua filha quando não sabiam nada sobre ela. Eles não sabiam que ela amava tanto as pessoas que abraçava estranhos no Walmart, ou que ela tinha acabado de aprender a surtar.

Ainda assim, Day-Weaver disse: “Eu não desejaria a perda de um filho para ninguém. Até eles.

___

Por ALI SWENSON e ANGELO FICHERA da AP

Natalia Scarabotto no Rio de Janeiro contribuiu para este relatório.