Pesquisadores da Universidade de Catania dizem que o homem de 36 anos testou positivo para as três infecções após uma viagem à Espanha no início deste ano.

Pesquisadores dizem que o homem testou positivo para varíola, coronavírus e HIV ao mesmo tempo
Pesquisadores dizem que o homem testou positivo para varíola, coronavírus e HIV ao mesmo tempo Crédito: Getty
O gráfico acima mostra os diferentes sintomas de varicela que os pacientes podem experimentar
O gráfico acima mostra os diferentes sintomas de varicela que os pacientes podem experimentar

O homem, que não foi identificado pelo serviço de saúde, sofria de febre, dor de garganta, fadiga, dor de cabeça e inflamação na virilha.

No total, o homem passou cinco dias na Espanha, de 16 a 20 de junho, durante os quais admitiu ter feito sexo desprotegido com homens.

De acordo com um relato de caso publicado no Journal of Infection, ele testou positivo para coronavírus em 2 de julho – três dias após os primeiros sintomas.

No mesmo dia, ele começou a desenvolver uma erupção cutânea no braço esquerdo antes de desenvolver vesículas pequenas e dolorosas no tronco, membros inferiores, rosto e glúteos do homem.

Bolhas também apareceram em seu corpo nos próximos dias.

Em 5 de julho, o homem deu entrada no pronto-socorro do Hospital Universitário San Marco, em Catania, Itália , antes de ser transferido para a unidade de Doenças Infecciosas.

Lá, ele foi testado para varíola , onde retornou um resultado positivo.

Ele também foi rastreado para várias DSTs e testou positivo para HIV-1.

Os pesquisadores concluíram que “dada a contagem de CD4 preservada, poderíamos supor que a infecção era relativamente recente”.

Eles também revelaram que o paciente havia feito anteriormente um teste de HIV em setembro de 2021, que retornou um resultado negativo.

Uma semana depois (11 de julho), após se recuperar da varíola e do coronavírus, o homem recebeu alta do hospital, onde foi instruído a se isolar.

Os pesquisadores confirmaram que suas legiões de pele haviam cicatrizado e formado crostas, deixando apenas uma cicatriz.

O relatório da universidade disse: “Este caso destaca como os sintomas da varíola dos macacos e do Covid-19 podem se sobrepor e corrobora como em caso de co-infecção, a coleta anamnésica e os hábitos sexuais são cruciais para realizar o diagnóstico correto.

“Observe-se que o swab orofaríngeo da varíola do macaco ainda foi positivo após 20 dias, sugerindo que esses indivíduos ainda podem ser contagiosos por vários dias após a remissão clínica.

“Consequentemente, os médicos devem encorajar as precauções apropriadas.”

Eles acrescentaram: “Como este é o único caso relatado de coinfecção pelo vírus da varíola dos macacos, SARS-CoV-2 e HIV, ainda não há evidências suficientes que apoiem que essa combinação possa agravar a condição do paciente.

“Dada a atual pandemia de SARS-CoV-2 e o aumento diário de casos de varíola, os sistemas de saúde devem estar cientes dessa eventualidade”.

PROPAGAÇÃO VIRAL

O mais recente desenvolvimento ocorre quando o vírus se espalha pelo mundo, com mais de 41.000 casos da doença relatados em 94 países, de acordo com dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O inseto se espalha principalmente através do contato pele a pele e também pode ser transmitido por gotículas respiratórias.

E até agora os médicos acreditam que o vírus continua a ser transmitido principalmente em redes sexuais interconectadas de gays, bissexuais ou homens que fazem sexo com outros homens.

Alguns novos casos que podem estar ligados a viagens continuam a ser identificados, acrescentam.

‘SEMANAS DE MISERICÓRDIA’

No mês passado, um homem, que teve covid e varicela ao mesmo tempo , descreveu como seus sintomas o deixaram de cama.

Mitcho Thompson, da Califórnia , disse que começou a notar feridas vermelhas em seu corpo logo após testar positivo para Covid.

Ele explica como descobriu lesões em seu corpo nas pernas, braços, costas e pescoço.

Ele também observou que se sentiu “muito doente” e contou que o “pior de tudo” era quando ele “mal” conseguia sair da cama ou beber água.

Mitcho se referiu ao período de tempo em que estava doente como “semanas de miséria”, porque parecia que ele estava com uma gripe muito forte.

Dean Winslow, professor de medicina da Universidade de Stanford que falava sobre o caso na época, disse que pegar Covid ao mesmo tempo que varíola é muito raro, mas possível.

O especialista em doenças infecciosas disse à NBC Bay Area : “Certamente não é impossível que isso ocorra.

“É um azar incrível. São vírus muito diferentes.”