Podemos dizer que a enfermagem começou a amadurecer politicamente com a eleição de representantes para o legislativo e demonstrando à sociedade, para além da assistência já prestada a mesma, o compromisso destes profissionais com a saúde pública.

A pandemia da Covid-19 demostrou a importância desses profissionais de enfermagem e seu compromisso no cuidado a vida, infelizmente muitos se contagiaram com o vírus chegado até a perdendo suas vidas. E ainda, no cenário pandêmico o Brasil presenciou ação de políticos logrando proveitos próprios em contrário ao interesse sanitário público.

O enfermeiro e professor Gilney Guerra filiado ao (AVANTE), abraçando a causa da enfermagem, da saúde pública, os interesses da sociedade, dentre outras, colocou seu nome como candidato a deputado federal no Congresso Nacional.

Pela regra do chamado 80 / 20, Guerra precisará alcançar de 35 a 40 mil votos, situação favorável ao se filiar partido (AVANTE), caso contrário teria que concorrer com nomes de políticos carreiristas, muitos dos quais que se utilizam da força econômica para se perpetuarem no poder.

A enfermagem do Distrito Federal tem um total de 62.078 profissionais, segundo dados do Conselho Regional de Enfermagem (COREN), mas cada um desses profissionais possuem um ciclo familiar e de amigos, o que demonstra que o professor Gilney é politicamente viável e um forte concorrente nesta eleição.

https://www.youtube.com/watch?v=3wXlhrAjSTM