JÁ se perguntou por que uma importante reunião de trabalho parece tão mais fácil, digamos, no dia 7 do mês, do que no dia 20?

Ou por que você é tão sociável uma semana, mas duas semanas depois, você se sente mais introvertido, preferindo a solidão e as noites?

Se você é uma mulher menstruada, então tudo pode estar relacionado ao seu ritmo infradiano.

Este é um ciclo interno de 28 dias que regula seu ciclo menstrual e influencia seu humor, apetite, escolha de exercícios, produtividade, foco e até níveis de estresse .

Não há dois dias iguais no corpo de uma mulher.

Mas ao tentar trabalhar sua agenda de acordo com o estágio em que você está em seu ritmo infradiano, você poderá otimizar seu estar e viver uma vida mais feliz, saudável e calma.

Trata-se de apoiar as funções internas de um corpo feminino, não ir contra elas, e com 85% das mulheres britânicas querendo entender melhor seus corpos, de acordo com Love Fresh Cherries, faz sentido que fiquemos a par desse importante ritmo.

Na verdade, apenas um quinto das mulheres tem um forte conhecimento dos sinais do seu corpo.

Ieva Kubiliute, psicóloga de bem-estar da oliolusso.com , diz que os corpos masculino e feminino são executados por um cronometrista interno conhecido como ritmo circadiano, que também é conhecido como ciclo sono/vigília .

É um relógio biológico de 24 horas que nos ajuda a nos sentirmos descansados ​​e sonolentos tarde da noite/cedo da manhã, e alertas e acordados no final da manhã e durante o dia.

Para as mulheres, no entanto, há um segundo cronometrista interno conhecido como ritmo infradiano.

“O ritmo infradiano é o segundo cronometrista interno experimentado apenas por pessoas com bioquímica feminina.

“Esse ritmo biológico menos conhecido está envolvido no controle do ciclo menstrual, que dura 28 dias”, diz.

Ela acrescenta que muitos sistemas do corpo feminino estão ligados ao ritmo infradiano, incluindo o sistema de resposta ao estresse, sistema reprodutivo, sistema imunológico, cérebro, metabolismo e até nosso microbioma; a coleção de bactérias e organismos no corpo.

Confuso sobre por que você nunca ouviu falar do ritmo infradiano? Bem, você não está sozinho.

“A maioria das pessoas não conhece o sistema infradiano porque os médicos geralmente assumem que os sintomas que as mulheres experimentam são psicológicos.

“Negligenciar o mergulho mais profundo para encontrar a causa raiz dos sintomas das mulheres mantém elementos importantes da fisiologia feminina, incluindo o sistema infradiano, fora dos holofotes”, diz Ieva.

FASES A SEGUIR

Para entender como o ritmo infradiano afeta uma mulher a cada mês, temos que observar certas fases do ciclo menstrual.

O primeiro dia do seu ciclo é o próprio período; no momento em que você começa a sangrar.

Quando isso acabar, você entrará na fase folicular por cerca de uma semana, quando terá atingido a ovulação.

Em seguida é a fase lútea, que dura cerca de duas semanas antes do início do próximo período e o ciclo recomeça.

Para tornar sua vida um pouco mais fácil, você pode planejar certos eventos em torno do seu ciclo…

A melhor hora para organizar uma noite fora

Ieva explica que durante a fase folicular há um aumento dos hormônios estrogênio e progesterona, “estimulando o desenvolvimento folicular e o crescimento ou espessamento do revestimento do útero”.

“Enquanto isso está acontecendo em seu corpo, seus níveis de energia permanecem no topo”, acrescenta ela.

Então, se você está planejando uma grande noite, ou convidando amigos para jantar, então a semana imediatamente após o seu período é o melhor momento.

O melhor momento para se concentrar em um projeto difícil

Ieva recomenda a fase folicular como um momento para fazer coisas como tarefas adiadas ou projetos complexos.

Durante esse período, os níveis de produtividade são fortes e você provavelmente fará mais do que faria no final do ciclo, quando os níveis de energia e a produtividade estiverem em declínio.

O melhor momento para bater um recorde pessoal de corrida

O exercício de alta intensidade pode ser desgastante, mas é durante a fase folicular, após a menstruação, quando os níveis de energia são mais altos e os treinos intensos são mais atraentes.

Faça uma corrida, experimente um treino HIIT em casa ou simplesmente opte por qualquer coisa que aumente sua frequência cardíaca e faça você suar.

Esteja atento aos ferimentos e certifique-se de aquecer e esfriar adequadamente; pesquisas descobriram que há um risco maior de lesão no joelho durante esse período.

O melhor momento para uma entrevista de emprego

“Durante a fase de ovulação, os níveis de hormônio luteinizante aumentam”, diz Ieva.

Este hormônio desencadeia a liberação de um óvulo do ovário AKA, ovulação.

“Como os níveis de estrogênio e testosterona também aumentam, é mais provável que você se sinta super enérgico”, acrescenta Ieva.

Portanto, este é um ótimo momento para marcar uma reunião importante, marcar uma entrevista de emprego ou concluir projetos em grupo, pois você também se sente mais sociável.

A melhor hora para fazer sexo

Seja simplesmente por prazer, ou você tem esperanças de começar uma família, ficar brincalhão entre os lençóis é melhor feito na metade do ciclo infradiano, durante a fase de ovulação.

Na verdade, é quando as mulheres são “mais atraentes”.

“A ovulação afeta a psicologia, o comportamento e a fisiologia das mulheres.

“Para a fisiologia, estamos falando de mudanças na aparência da pele que dão às mulheres um rosto mais vermelho, tornando-as mais atraentes para homens e mulheres”, diz Ieva.

A melhor época para fazer a depilação com biquíni

Ou, qualquer outra coisa que possa infligir dor para esse assunto.

“O momento ideal para a depilação é durante a fase de ovulação”, diz Ieva.

“Esta fase carrega os dias mais férteis do ciclo menstrual; dias 12, 13 e 14.

“Sua tolerância à dor é alta durante esses dias, tornando-se o melhor momento para marcar uma sessão de depilação.”

Ieva acrescenta que a fase folicular também é um bom momento para marcar uma depilação dolorosa.

“Essas fases são marcadas por altos níveis do hormônio estrogênio, tornando as mulheres menos sensíveis à dor.”

O melhor momento para marcar uma pedicure

Um pouco de autocuidado nunca faz mal a ninguém, e é durante a fase lútea que você pode precisar se tratar um pouco mais.

Ieva explica: “Se você conceber, os níveis de progesterona continuarão subindo na fase lútea.

“No entanto, se a gravidez não ocorrer, os níveis de progesterona cairão rapidamente, fazendo com que você se sinta mental e fisicamente fraco.”

O hormônio progesterona é responsável por engrossar o revestimento do útero, preparando-o para a implantação e manutenção do óvulo fertilizado.

“Este é o melhor momento para priorizar o autocuidado, cuidar de si mesmo e concluir tarefas que não são mentalmente exigentes.”

A melhor hora para tirar uma soneca

É durante a menstruação que seu corpo pode desejar mais cochilos e tempo de inatividade geral.

“Seus níveis de estrogênio são baixos durante a fase menstrual, afetando negativamente seus níveis de energia”, revela Ieva, que diz que outras atividades ideais neste momento incluem ioga, ler um livro e fazer uma massagem.

O corpo provavelmente desejará alimentos quentes também durante esse período e um sistema digestivo lento pode achar mais difícil decompor alimentos duros.

Experimente preparar uma sopa para um jantar reconfortante.