transplante de rim

NOVA YORK, 19 de outubro (Reuters) – Pela primeira vez, um rim de porco foi transplantado em um ser humano sem desencadear a rejeição imediata do sistema imunológico do receptor, um avanço potencialmente importante que poderia ajudar a aliviar uma terrível escassez de órgãos humanos para transplante .

O procedimento feito na NYU Langone Health, em Nova York, envolveu o uso de um porco cujos genes haviam sido alterados para que seus tecidos não contivessem mais uma molécula conhecida por desencadear a rejeição quase imediata.

A receptora foi uma paciente com morte cerebral com sinais de disfunção renal, cuja família consentiu com o experimento antes que ela fosse retirada do aparelho de suporte de vida, disseram os pesquisadores à Reuters.

Por três dias, o novo rim foi anexado a seus vasos sanguíneos e mantido fora de seu corpo, dando aos pesquisadores acesso a ele.

Os resultados dos testes da função do rim transplantado “pareciam bastante normais”, disse o cirurgião de transplante Dr. Robert Montgomery, que liderou o estudo.

O rim produziu “a quantidade de urina que você esperaria” de um rim humano transplantado, disse ele, e não havia evidências da rejeição precoce e vigorosa observada quando rins de porco não modificados são transplantados para primatas não humanos.

Um rim de porco geneticamente modificado parece saudável durante uma operação de transplante na NYU Langone em Nova York, EUA, nesta foto de folheto não datada.  Joe Carrotta para NYU Langone Health / Handout via REUTERS.
A equipe cirúrgica examina o rim de porco em busca de quaisquer sinais de rejeição hiperaguda, já que o órgão foi implantado fora do corpo para permitir a observação e amostragem de tecido durante o período de estudo de 54 horas, na NYU Langone em Nova York, EUA, neste folheto não datado foto.  Joe Carrotta para NYU Langone Health / Handout via REUTERS.
Um rim de porco geneticamente modificado é limpo e preparado para transplante para um humano na NYU Langone em Nova York, EUA, nesta foto de folheto sem data.  Joe Carrotta para NYU Langone Health / Folheto via REUTERS

A equipe cirúrgica examina o rim de porco em busca de quaisquer sinais de rejeição hiperaguda, já que o órgão foi implantado fora do corpo para permitir a observação e amostragem de tecido durante o período de estudo de 54 horas, na NYU Langone em Nova York, EUA, neste folheto não datado foto. Joe Carrotta para NYU Langone Health / Handout via REUTERS.

O nível anormal de creatinina do receptor – um indicador de função renal deficiente – voltou ao normal após o transplante, disse Montgomery.

Nos Estados Unidos, cerca de 107.000 pessoas estão atualmente esperando por transplantes de órgãos, incluindo mais de 90.000 aguardando um rim, de acordo com a United Network for Organ Sharing. O tempo de espera para um rim é em média de três a cinco anos.

Pesquisadores trabalham há décadas com a possibilidade de usar órgãos de animais para transplantes, mas não sabem como evitar a rejeição imediata do corpo humano.

A equipe de Montgomery teorizou que eliminar o gene suíno para um carboidrato que desencadeia a rejeição – uma molécula de açúcar, ou glicano, chamada alfa-gal – preveniria o problema.

O porco geneticamente modificado, batizado de GalSafe, foi desenvolvido pela United Therapeutics Corp (UTHR.O) unidade Revivicor da . Foi aprovado pela Food and Drug Administration dos EUA em dezembro de 2020, para uso como alimento para pessoas com alergia à carne e como uma fonte potencial de terapêutica humana.

Os produtos médicos desenvolvidos a partir de porcos ainda requerem aprovação específica do FDA antes de serem usados ​​em humanos, disse a agência.

Outros pesquisadores estão considerando se os porcos GalSafe podem ser fontes de tudo, desde válvulas cardíacas a enxertos de pele para pacientes humanos.

O NYU transplante de rim da experimento de deve abrir caminho para testes em pacientes com insuficiência renal em estágio final, possivelmente no próximo ano ou dois, disse Montgomery, ele próprio um receptor de transplante de coração. Esses estudos podem testar a abordagem como uma solução de curto prazo para pacientes em estado crítico até que um rim humano esteja disponível, ou como um enxerto permanente.

O experimento atual envolveu um único transplante, e o rim foi deixado no local por apenas três dias, então quaisquer testes futuros provavelmente irão descobrir novas barreiras que precisarão ser superadas, disse Montgomery. Os participantes provavelmente seriam pacientes com baixa probabilidade de receber um rim humano e um prognóstico ruim em diálise.

“Para muitas dessas pessoas, a taxa de mortalidade é tão alta quanto é para alguns tipos de câncer, e não pensamos duas vezes antes de usar novos medicamentos e fazer novos testes (em pacientes com câncer), quando isso pode levar alguns meses mais da vida “, disse Montgomery.

Os pesquisadores trabalharam com especialistas em ética médica , jurídicos e religiosos para examinar o conceito antes de pedir a uma família acesso temporário a um paciente com morte cerebral, disse Montgomery.

Reportagem de Nancy Lapid; Edição de Michele Gershberg e Bill Berkrot